Empresa Impacto, uma inovadora na área da construção civil


O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, visitou nesta quarta-feira (25.01) a empresa Impacto, a convite do seu proprietário, Joaquim Caracas. Acompanhado do secretário adjunto, Francisco Carvalho, os dois conheceram o Sistema de Protensão não Aderente e o Sistema Plavplan, utilizados na construção civil.

Joaquim Caracas explicou que a construção civil usava, normalmente, chapas de compensado de madeira que acabam se deteriorando ao longo da obra e diminuindo a qualidade. Pensando nisso, a empresa Impacto criou o Plasterit, uma placa plástica lisa para executar lajes maciças. A Plasterit se encaixa perfeitamente no cimbramento, facilitando a montagem e dispensando pregos ou outros fixadores. Ele é fabricado com polipropileno e reforçado com perfis metálicos que garantem a segurança e qualidade da concretagem.

“O cimbramento Impacto oferece uma fácil montagem dos Plasterites, permitindo um operário assolhar 250 m2 em um dia”, explica Caracas, acrescentando que o uso da protensão permite eliminar as vigas, viabilizando as lajes maciças com Plasterit.

Outra opção é a laje nervurada. “A economia do concreto gerada pelos vazios, aliada a uma grande inércia oferecida pelas nervuras, tornou essa solução uma das preferidas pelos calculistas para vencer grandes vãos”, ressaltou. A Impacto oferece caixas plásticas modularizadas, especificadamente projetadas para encaixar ao cimbramento, facilitando a montagem. “O sistema Pavplan consegue eliminar até 80% de madeira nas obras”, concluiu.

Os secretários Inácio Arruda e Francisco Carvalho destacaram o perfil inovador da empresa Impacto, hoje com filiais em São Paulo, Recife, Manaus, Salvador e Brasília, e do seu quadro de funcionários. Em 2015, a Impacto recebeu o Prêmio Téchne de Inovação Tecnológica na Construção civil.

Participou também da visita, a coordenadora do projeto Corredores Digitais, da Secitece, Gabriella Purcaro.

alt

,