INOVAÇÃO – Uso do FIT em 2016 e perspectivas para o próximo ano são discutidos pelo Cogefit


_mg_7072_O Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica (Cogefit) esteve reunido nesta quarta-feira (7/12) no gabinete do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda – que também é presidente do Conselho – para discutir os investimentos em inovação no Ceará.

Participaram da reunião o secretário do Planejamento, Hugo Figueirêdo, e o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, além de integrantes do Conselho Gestor e de instituições ligadas a C&T, para fazer um balanço do ano e analisar a permanência e a entrada de novos projetos para o FIT em 2017.

Em 2016 foram executados mais projetos por meio do FIT. O saldo do ano foi de R$ 29 milhões para o fundo, utilizados em iniciativas ligadas à Secitece, Funcap, Nutec, Etice e Seduc.

“É importante lembrar a importância do FIT para a realização de diversas iniciativas fundamentais à Inovação, dentre as quais a atração do mestrado profissional do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) para o Ceará”, lembrou Inácio.

Outra iniciativa citada na reunião como de extrema relevância e realizada por meio do FIT é o programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica, que incentiva a fixação de pesquisadores e a promoção do conhecimento no interior do Estado. Já o InovaFIT, projeto destinado à inovação nas empresas, está beneficiando 36 empresas em sua fase 1.

Para 2017, estão previstos os lançamentos da fase 2 do InovaFIT e de ação voltada às startups, bem como iniciativas para implementação do Parque Tecnológico do Ceará. Novos projetos em Inovação por meio do fundo devem ser incluídos no próximo ano.

Estiveram presentes na reunião do Cogefit o reitor da Uece e presidente do Cruc, Jackson Sampaio; o representante da Fiec Sampaio Filho; além do secretário adjunto da SDE, Cláudio Ferreira Lima. Pela Secitece, participaram a secretária executiva Nagyla Drumond e a coordenadora da Assessoria de Desenvolvimento Institucional, Adeline Lobão.

 

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