Novo cabo submarino de fibra óptica chega a Fortaleza


_mg_7820Chega esta semana a Fortaleza o Cabo Monet, que cria uma linha direta de conexão entre Angola e a América do Norte, ao ligar as cidades de Santo e Fortaleza, no Brasil, a Miami, nos Estados Unidos. O sistema está inserido na Rede Global da Angola Cables, uma das principais redes de telecomunicações do mundo, em parceria com Google, Algar e Antel, permitindo uma continuidade de comunicação desde o continente Africano ao Sul-americano, até a América do Norte.

Na manhã desta terça-feira (06.09), os diretores da Angola Cables Brasil, André Martins e Rafael Pistono, estiveram na sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior convidando o secretário Inácio Arruda para a solenidade de chegada do cabo, prevista para a manhã desta sexta-feira (09.09), na Praia do Futuro. A data poderá ser alterada dependendo da velocidade dos ventos neste dia.

Os diretores da Angola Cables explicaram que o sistema, localizado na costa oeste africana, contempla a construção do sistema SACS – South Atlantic Cable System – que é a designação para o novo cabo da Angola Cables, que vai conectar Angola ao Brasil. Será o primeiro cabo submarino no hemisfério sul, que ligará Africa e América do Sul e permitirá uma ligação direta entre os dois continentes, “abrindo assim um novo capítulo no mundo das telecomunicações”.

Todo esse sistema de interconexão internacional será ligado ao Data Center de Fortaleza, que está sendo construído pela Angola Cables, com previsão de entrega para meados de 2017. O Cabo Monet tem 10.600 Km, com capacidade de 60 Tbps.

 

,