InovAtiva: sete startups cearenses estão entre as finalistas


O programa InovAtiva Brasil acaba de divulgar as startups selecionadas para a segunda etapa do ciclo de aceleração 2016. Sete cearenses estão entre as 125 empresas finalistas que, a partir de agora, vão receber nova mentoria e capacitação online, fechando com dois dias de treinamento intensivo.

As empresas cearenses selecionadas são “Biblioteca acessível”, “Cable Robot”, “MRG Tecnologia”, “Táquion Inovação”, “Total Cross Global Mobile”, “Valet Way” e “Wardrobe- Moda Compartilhada”. Toda a preparação irá servir para o Demoday InovAtiva, em que apresentarão seus negócios na maior banca de startups do país, no dia 29 de agosto, em São Paulo.

Na primeira etapa do InovAtiva deste ano, o Ceará já havia obtido destaque. O Estado teve 80 projetos inscritos para esta edição, contra 10 projetos contabilizados na edição passada. Além disso, Fortaleza figurou entre as cidades com os melhores projetos selecionados pelo programa.

Secitece mobilizou startups cearenses

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece) fez uma grande mobilização para a participação das startups cearenses no programa, inclusive organizando localmente o Bootcamp Regional InovAtiva, realizado pela primeira vez em Fortaleza.

O evento reuniu em junho cerca de 60 empreendedores, 19 startups e 17 mentores, no Hub de Inovação para o Nordeste, localizado no Banco do Nordeste. O Bootcamp Regional InovAtiva foi nacional e ocorreu simultaneamente em nove cidades brasileiras. Durante um dia inteiro, os empreendedores selecionados na primeira etapa do InovAtiva participaram de sessões individuais de mentorias, recebendo orientação para modelagem de seus negócios. Também foram realizadas oficinas de Estratégias de Vendas e de Marketing Digital.

Na abertura local, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, destacou o papel da Secretaria como articuladora desse processo. “Essa é uma iniciativa muito importante que adotamos para multiplicar esse esforço de inovação no Estado”. Para Gabriella Purcaru, colaboradora da Secitece responsável pela organização do evento “são a partir de iniciativas como essas que vamos juntos transformando o Ceará”.

TIC lidera no ranking das selecionadas

O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) representou um terço de todas as startups selecionadas para a segunda etapa do InovAtiva. Além disso, a maioria das empresas existe há menos de três anos. No entanto, 45 delas já estão com produtos no mercado.

Criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o InovAtiva Brasil é um programa que auxilia e orienta empreendedores iniciantes com uma boa tecnologia mas pouco conhecimento de negócio, oferecendo capacitação e mentoria para o estabelecimento de novos negócios inovadores. É executado pela Fundação CERTI e tem como parceiros estratégicos o Sebrae e o Senai. No Ceará, conta com o apoio da Secitece.

Confira a lista das startups selecionadas clicando aqui.

Com informações do Sebrae

,