Inovação e desenvolvimento é tema de Fórum promovido pelo Banco do Nordeste


_mg_9999O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, representou o Governador Camilo Santana na solenidade de abertura do XXII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento e XXI Encontro Regional de Economia, que se realizam simultaneamente na sede do BNB-Passaré, nesta quinta e sexta-feira (7 e 8 de julho). O presidente do banco, Marcos Holanda, falou sobre a importância dos dois eventos, que este ano têm como tema Inovação para o Desenvolvimento. “É na inovação que o Nordeste vai encontrar o caminho para o crescimento e fortalecimento da região”, assegurou Holanda.

O XXII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento marca as comemorações do 64º aniversário de criação do Banco do Nordeste, reunindo representantes da sociedade civil, meio empresarial, autoridades políticas, terceiro setor, governos e comunidade acadêmica em painéis, palestras e mesas temáticas para debater as possibilidades da inovação como ferramenta de promoção do desenvolvimento sustentável no Nordeste.

O secretário Inácio Arruda justificou a ausência do governador Camilo Santana, que está em Brasília, disse que ao colocar inovação e desenvolvimento como tema principal, o BNB estava no caminho certo para um novo salto e destacou a relevância do Hub de Inovação do Nordeste (Hubine), equipamento que funcionará dentro da sede do Banco como ambiente de apoio a negócios inovadores, que criem produtos, serviços e soluções capazes de contribuir com a dinamização da economia regional.

“Numa crise política e econômica que o mundo vive, os países têm respondido com mais investimentos em ciência e tecnologia. Incentivar os governos nesse sentido é o nosso papel”, disse Inácio, acrescentando que num estado pobre como o Ceará, aplicar recursos em C&T sempre dá retorno positivo.
Inácio lembrou que, em 26 anos de parlamento (Câmara e Senado), sempre esteve ligado à comissão de Ciência e Tecnologia, por considerar uma das que mais contribuem para o desenvolvimento do país. “Agora queremos estar juntos com o banco nesse trabalho de incentivar o crescimento do setor de CT&I.

Painel sobre inovação

O painel “Inovação para o Desenvolvimento”, com a participação de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Instituto Innovaction foi o primeiro painel do XXII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento. O pesquisador do Ipea, João Alberto De Negri, falou sobre “Financiamento da inovação”; e o diretor do Instituto Innovaction, Altair Assumpção, sobre “A pré-incubação de empresas, o Instituto Innovaction e apoio de grandes organizações”. O painel contou ainda com a participação da especialista sênior em Ciência e Tecnologia do BID, Vanderléia Radaelli.

A programação está agrupada em três eixos de discussão: “Inovação para o desenvolvimento”, “Instituições e inovação” e “Hub de Inovação: Aspectos conceituais e experiências no Brasil”. Entre as personalidades confirmadas como palestrantes do evento, está Silvio Meira, considerado um dos nomes mais influentes em tecnologias da informação e comunicação no país.

Em paralelo ao XXII Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, acontece o XXI Encontro Regional de Economia, organizado pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), onde estão sendo apresentados trabalhos sobre temas como “Heterogeneidade e desigualdade no desenvolvimento regional”, “Comércio exterior e produtividade” e “Desenvolvimento regional e regulação”.

Premiações

Dentro do Encontro Regional de Economia, também haverá a entrega do Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional, que selecionará a melhor dissertação entre os trabalhos acadêmicos inscritos. O melhor artigo científico será condecorado com o Prêmio Professor Werner Baer de Economia Regional, em alusão à figura do economista brasilianista pioneiro na estruturação dos primeiros programas de pós-graduação em Economia no Brasil.

A sessão de homenagens terá ainda a entrega da Comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Regional, destinada a figuras de notória contribuição para o desenvolvimento sustentável da Região.

Com informações do BNB

,