Secretários de Estado apresentam projetos de turismo sustentável na APA da Serra de Baturité


DPP_0044“O turismo não pode ser incompatível com as riquezas da região. Precisamos entrelaçar ações turísticas com a produção nativa”, disse o secretario de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, em evento realizado nessa sexta-feira (27.05), no Hotel Escola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus de Guaramiranga. O objetivo foi apresentar projetos para o Turismo Sustentável na Apa da Serra de Baturité.

“O turismo sustentável só se faz com formação, com ensino”, explicou Inácio, ressaltando as estruturas do IFCE em Guaramiranga e em Baturité, além da Unilab, em Redenção, que trouxeram grande impacto para a Região. O secretário colocou a disposição da comunidade toda a estrutura da Secitece, com os CVTs de Maranguape, Aracoiaba e Barreiras e a Universidade Aberta do Brasil – UAB, que conta com bons cursos de graduação a distância. “Precisamos utilizar todos os equipamentos de ensino e profissionalização que o Estado possui para melhorar a qualidade de vida do povo da Serra, além do comércio e da culinária local”, afirmou.

O evento contou também com a presença dos secretários do Meio Ambiente, Artur Bruno, e de Turismo, Arialdo Pinho, além do superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo. Todos fizeram apresentações sobre projetos de Turismo Sustentável para um público formado por comerciantes, hoteleiros, agricultores e moradores dos municípios que fazem parte do Maciço de Baturité.

Arialdo Pinho anunciou a criação de um grupo de trabalho (GT) com várias secretarias de Estado para discutir propostas para alavancar o turismo na APA de Baturité. O GT deverá se reunir a cada 60 dias. Defendeu também a união dos hoteleiros numa associação, disse que era preciso agregar valores ao mercado e melhorar as atrações de passeios para os que visitam a serra. Arialdo anunciou que a meta do governo é capacitar e qualificar cerca de 3.500 profissionais do setor de turismo e anunciou a reforma da nova praça em torno do Teatro Rachel de Queiroz.

Em sua exposição, o secretário Artur Bruno falou dos trabalhos realizados pela SEMA, destacando o florestamento e reflorestamento, com destaque para a recuperação das nascentes do Rio Pacoti, o mais importante da Serra. A SEMA fará uma articulação com os municípios do Maciço do Baturité no intuito de realizar uma gestão compartilhada no Pico Alto, um ponto turístico que está sem a estrutura necessária para receber turistas. O objetivo da gestão compartilhada é abrir trilhas que facilitem o acesso das pessoas ao Pico Alto. “O potencial turístico de Guaramiranga e das demais cidades do entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) de Baturité é enorme. E o governo do Estado vem de pronto anunciar sua disposição para efetivar ações neste sentido”, afirmou Artur Bruno.

 

Fonte: Secitece

,