Secitece participa de debates sobre o Sistema Nacional de Educação


_mg_4577A articulação das esferas nacional, estadual e municipal no Sistema Nacional de Educação foi tema de mesa redonda da qual participou o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, na tarde desta quinta-feira (5/5). Em seu discurso, o secretário reforçou a importância de se pensar a elevação da educação como uma batalha que precisa de repartição das responsabilidades. “Preparar um país é insistir fortemente em educação”, ressaltou.

A mesa redonda fez parte do Seminário “Sistema Nacional de Educação – Desafios e Perspectivas”, que acontece no Gran Mareiro Hotel, em Fortaleza. Inácio Arruda destacou em sua fala os papéis fundamentais que os governos federal e estadual tiveram nos últimos anos para a implementação de melhorias substanciais na educação.

“Dobramos o alcance da Universidade Federal do Ceará em 10 anos. Criamos novas universidades, a exemplo da Universidade Federal do Cariri e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, alémde novas unidades do Instituto Federal do Ceará e das Escolas Estaduais de Educação Profissional”, frisou.

Dividiram os debates durante a mesa a ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, profa. Maria Beatriz Luce, e a representante da Universidade Estadual do Ceará, profa. Josete de Oliveira Castelo Branco Sales. A mediação ficou por conta do presidente da Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos Municípios de São Carlos, Araras e Sorocaba, prof. Nivaldo Antonio Parizotto.

O Seminário vai até essa sexta-feira (6/5) com o debate de professores, sindicalistas e especialistas em políticas educacionais de diferentes regiões do Brasil, que analisam os desafios e as perspectivas na implementação do SNE diante do cenário político e econômico que se configura para os próximos meses. O evento uma realização da Adufc e do Proifes.

 

Fonte: Secitece

,