Secitece, Funcap e estudantes debatem oferta de bolsas de pós-graduação


dpp_0003O repasse de recursos para pagamento das bolsas de mestrado e doutorado custeadas pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) foi tema de encontro entre estudantes e o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda. O presidente interino da Funcap, Luís Drude, também participou da reunião que aconteceu nesta terça-feira (24) no Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará.

Os estudantes reivindicam o aumento da oferta de bolsas e a implementação das novas quotas. Atualmente, a Funcap conta com 391 bolsistas de mestrado e 225 de doutorado.

Durante o encontro, Inácio reforçou que mesmo diante da pausa no repasse de recursos federais, necessários à oferta e pagamento de bolsas de pós-graduação no Ceará, o Governo do Estado tem se esforçado para honrar com o pagamento aos estudantes.

“O Ceará é um estado bastante impactado com a crise nacional. Diante da dificuldade momentânea que atravessamos, o governo estadual teve que adotar medidas internas para honrar com esse pagamento, tais como a supressão de programas da Funcap e a utilização de recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT)”, destacou o secretário.

O presidente interino da Funcap explicou de que modo é realizado o repasse das bolsas. “Atualmente, temos honrado o pagamento dos bolsistas ativos no sistema. As novas quotas de bolsas serão liberadas mediante os recursos obtidos pela Funcap”, frisou Drude.

Na reunião, Inácio disse ainda que um projeto apresentado ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) poderá garantir recursos para pagamento de bolsas a estudantes em situação de vulnerabilidade social.

A reunião desta terça-feira contou com a participação do pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-graduação da UFC, Jorge Lira, e da representante dos estudantes de pós-graduação, Patrícia Marques.

 

Fonte: Secitece

,