Estado do Ceará prepara agenda de inovações tecnológicas para apresentar no WebSummit 2016, em Lisboa


_mg_5298Representantes do Governo do Estado do Ceará e da Câmara de Comércio Brasil-Portugal se reuniram nesta segunda-feira (23) para discutir uma agenda de cooperação para que o Estado apresente uma agenda de desenvolvimento e possa levar as suas potencialidades durante o evento WebSummit 2016, que acontecerá em Lisboa entre 07 e 10 de novembro, em Lisboa.

Na ocasião, aconteceu uma videoconferência entre representantes do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, além de representantes da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e de empresas ligadas ao setor de inovação tecnológica.

No encontro, o vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, Rômulo Soares, destacou que o evento é a oportunidade para o Ceará apresentar suas potencialidades de negócios na área de Ciência e Tecnologia. “O Ceará tem o que mostrar, podendo inclusive fazer negócios e trazer mais inovações tecnológicas para gerar desenvolvimento para cá”, afirmou.

Soares destacou ainda que a parceria entre Portugal e o Estado do Ceará para a geração de negócios e boas oportunidades para o Estado. “Empresas portuguesas estão se instalando no Ceará e gerando vários negócios na área do Turismo, chegou a hora da gente investir também em inovação”, afirmou.

Hoje, mais de 10 mil empresas instaladas no Ceará contam com capital português, nas áreas de hotelaria, energia, entre outras, por isso, a necessidade de aproximação com os mercados europeus.

Representando o Governo do Estado, o secretário da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda, destacou que além de importar novas tecnologias, o Estado do Ceará tem condições de exportar inovação tecnológica. “Estamos pensando junto com as Universidades Federal, Estadual e o Instituto Federal (IFCE) uma tecnologia chamada de criptografia quântica, que deverá ser o diferencial do Ceará durante o evento”, destacou.

O secretário Inácio Arruda destacou ainda que os estudantes das universidades cearenses têm se destacado com projetos em nível internacional e reforçou que o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) lançou curso de mestrado em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e que os primeiros resultados já poderão ser apresentados nesta feira.

Foi criado um grupo de trabalho entre o Estado do Ceará, a Câmara de Comércio Brasil-Portugal e representantes das empresas de inovação que vão definir o que será apresentado pelo Estado do Ceará durante a WebSummit 2016.

 Fonte: Secitece

,