Avanço da C&T no Ceará: Secitece e alemã MLW avaliam possibilidades de cooperação


_mg_4719Executivos da alemã MLW Intermed estiveram na tarde desta segunda-feira (9/5) na sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) para avaliar possibilidades de cooperação entre a empresa e a Secitece, com vistas à atração de investimentos e uma maior produção de tecnologias no Ceará. A MLW já teve contratos firmados com o Governo do Estado e está na iminência de assinar nova contratação.

O encontro aconteceu no gabinete do secretário Inácio Arruda, que na ocasião apresentou aos executivos o cenário da C&T no Estado. “Temos algumas frentes de trabalho com possibilidade de abertura para cooperação externa. Entre elas, o campo de meteorologia e de enfrentamento às longas estiagens; a área de siderurgia, com uma companhia já instalada no Pecém e possibilidade de atração de novas empresas; além da expansão das atividades de biotecnologia, com a construção de um polo que abrigará uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz”, destacou.

O secretário frisou ainda a atuação do Ceará no campo da TIC. “Possuímos iniciativas que movimentam nossa garotada e um quantitativo de mil empresas instaladas aqui, além de escritórios de multinacionais como LG, Apple, HP, Dell, Sony, não havendo ainda nenhuma de origem alemã no Estado”.

Para o presidente da MLW, Norbert Schmidt, a empresa possui muito interesse em cooperar com o Estado. “Da nossa parte, temos total abertura para identificar maneiras de contribuir com o desenvolvimento do Ceará”, disse. Ao final do encontro, ficaram acertadas reuniões da MLW nas sedes da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Instituto Atlântico para tratar de possíveis parcerias.

Participaram do encontro, pela Secitece, a secretária-executiva, Nágyla Drumond; a coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sandra Monteiro; e o articulador Ricardo Costa. Pela MLW, estiveram presentes o consultor jurídico, Olas Petermann, e o diretor-Brasil, Júlio Rufino.

Promotec II

Foi aprovado em abril pelo Senado Federal a autorização para a contratação, pelo Governo do Ceará, de crédito externo com a MLW Intermet no valor de 57.638.500,00 euros, que serão destinados ao “Projeto de Modernização Tecnológica do Estado do Ceará – Promotec II”. Com os recursos dessa operação de crédito, será garantida a sustentabilidade do crescimento econômico do Estado, com foco nas áreas prioritárias e estratégicas em setores como educação superior, segurança pública, finanças públicas e meio ambiente, por meio de investimentos em tecnologia e inovação.

 Fonte: Secitece

 

,