Visita a Grendene em Sobral


_mg_8649O Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, visitou na tarde da última quinta-feira (14.05), a fábrica da Grendene em Sobral. Ele foi recebido pelo diretor de Operações Industriais, Nelson Rossi. Inácio conheceu toda a fábrica, que se instalou em Sobral em 1993, ajudando a desenvolver a região Norte do Ceará.

“Estamos preparando a Grendene para daqui há 20 anos. Estamos investindo em Inovação Tecnológica para quando o futuro chegar, não nos pegar despreparados”, disse Rossi, acrescentando que a “inovação tecnológica nasce da percepção de que o negócio não será sustentável daqui há 20 anos, se não for modernizado”.

Em 2015, a cada 100 pares de sapatos exportados do Brasil, 37 saíram de Sobral. Hoje a Grendene tem capacidade para produzir um milhão de pares de sapatos por dia. “A inovação tecnológica não tira o emprego das pessoas. Com mais inovação eu torno a empresa mais competitiva e assim aumento o número de postos de trabalho. A competitividade melhora a qualidade dos serviços”, afirmou Rossi.

Engenharia de Produção

Rossi explicou também que a empresa forma a própria mão de obra e pediu a academia para olhar as necessidades da iniciativa privada, que precisa de profissionais qualificados. “Por isso mesmo é que solicitamos ao secretário e ao reitor do IFCE que providenciem um curso de Engenharia de Produção para a região, de forma que nos forneça a mão de obra qualificada para gerar a inovação necessária e aumentar nossa competitividade”.

O secretário Inácio Arruda disse que estava feliz por ter tido a oportunidade de conhecer o trabalho que a Grendene desenvolve em Sobral. Ressaltou que o pedido de um curso de Engenharia de Produção mostra o compromisso da empresa com a região. “Nós temos obrigação de trabalhar para atender essa demanda, que vai beneficiar os mais pobres e trazer desenvolvimento para todo o Ceará”, garantiu Inácio. E acrescentou: “A tecnologia transforma empregados em inovadores. Se a Grendene estiver grande, Sobral estará grande, o Ceará estará grande o Brasil estará grande”, finalizou.

,