Unilab poderá instalar cursos da área de agronomia no município de Barreira


NeylaO reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab, Tomaz Aroldo da Mota Santos, e o prefeito do município de Barreira, Antônio Peixoto, estiveram na manhã desta quarta-feira (06.04), com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. Eles trataram de um possível acordo de cooperação entre o Instituto Centec, a Universidade e a prefeitura de Barreira para utilização do espaço onde hoje funciona o CVT, com atividades universitárias na área das Ciências da Agronomia. Alguns cursos como Zootecnia, Veterinária, Engenharia Florestal e Agrimensura poderiam funcionar naquela área de 104 hectares, conhecida como Campo das Sementes, localizada em Barreira, município do Maciço de Baturité.

Durante a reunião, o secretário Inácio Arruda disse que a ideia de fazer um acordo de cooperação com a Unilab era “muito bem vinda”. Afirmou que, por parte da Secretaria, não há nenhuma dificuldade em compartilhar o equipamento. E que levar cursos da universidade para Barreira é bom para o desenvolvimento do município, para a Unilab e para o Estado do Ceará.

O reitor Tomaz Aroldo explicou que não pretende expandir a Unilab de forma aleatória, mas de acordo com a necessidade e iniciativas estratégicas que estejam sendo desenvolvidas pelo Estado do Ceará e pelos países parceiros. Por isso, os cursos da área da Agronomia. A Unilab conta hoje com 15 cursos de graduação e mais de quatro mil alunos.

O reitor também pediu a ajuda do secretário Inácio para que seja viabilizado, juntamente com outras secretarias e as prefeituras um plano diretor para Redenção, Acarape e para outros municípios do Maciço de Baturité. Eles não estão preparadas para receber o número tão grande de pessoas (estudantes, professores, servidores). As cidades precisam de creches, escolas, hoteis, moradias, hospitais.

Participaram da reunião, além do prefeito de Barreira e do reitor da Unilab, o secretário de Indústria e Comércio de Barreira, José Joaquim de Freitas, o chefe de Gabinete da prefeitura, Pedro Paulo Maia Monteiro, a coordenadora de Ensino Profissional da Secitece, Neyla Menezes, o coordenador de Ensino superior, B.C. Neto e Edilson Fialho e Thallis Cantizani representando o gabinete do deputado federal Chico Lopes.

Unilab

A Unilab, com campi nos municípios de Redação e Acarape, no região do Maciço de Baturité, a cerca de 60 Km de Fortaleza, tem como missão institucional específica formar recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos, além de promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional. A Unilab fundamenta suas ações no intercâmbio acadêmico e solidário com Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

,