Start-up Brasil lançará novo edital em 2016


startupbrasil (1)O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, reuniu-se na tarde desta terça-feira, 26 de abril, em Brasília, com o secretário de Políticas de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Augusto Cardoso da Fonseca.

Em pauta, o lançamento do edital 2016 do programa Start-Up, com recursos da ordem de R$ 40 milhões. A nova seleção de startups deverá ser feita ainda no primeiro semestre de 2016. Uma das novidades é o credenciamento, pela primeira vez, de uma aceleradora cearense, a 85 Labs.

Com custos de manutenção mais baixos, mas com grande potencial de crescimento, as startups têm tomado conta do Brasil, e no Ceará não é diferente. De acordo com dados da Associação Brasileira de Startups, hoje no Estado existem 62 startups cadastradas mas na prática são centenas de novos negócios que surgem a cada dia.

Diversos programas governamentais (federal, estaduais e municipais), além da iniciativa privada, tem procurado estimular o desenvolvimento de startups e de soluções inovadoras.

O Start-Up Brasil, Programa Nacional de Aceleração de Startups, do governo federal, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com gestão da Softex, é uma dessas iniciativas que, em parceria com aceleradoras, apoia as empresas nascentes de base tecnológica.

O objetivo é alavancar a aceleração de startups, colocando no mercado local e internacional novos produtos e serviços inovadores. Por meio da parceria entre o Governo e a iniciativa privada, o programa contribui para a geração de um ecossistema favorável ao empreendedorismo de base tecnológica.

Desde que foi criado em 2013, já foram formadas quatro turmas com 183 startups apoiadas em 17 estados brasileiros. O programa também tem parcerias em 13 países, uma rede com 17 aceleradoras e mais de 50 parceiros públicos e privados.

,