Nágyla Drumond, a nova secretária-executiva da Secitece


Contribuir na construção de um diálogo permanente com todos os setores que fazem a Ciência é o que pretende a nova secretária-executiva da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Nágyla Drumond, que tomou posse esta semana. “Precisamos fazer com que o ‘pensar a Ciência’ permeie todas as esferas, no sentido de democratizar e popularizar essa prática. A nossa secretaria atua como articuladora deste grande sistema estadual, visando um trabalho coeso em torno dos grandes projetos do Ceará”, explica.

Nágyla tem 39 anos e é socióloga. Cursa doutorado em Sociologia (Universidade Federal do Ceará) e já foi professora da rede pública estadual. Até março de 2016, atuou como docente na Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao Departamento de Ciências Sociais. A experiência acadêmica será fundamental para o alcance de outro objetivo da secretária-executiva, que é “apurar o trato com a comunidade universitária”, considerada fundamental ao desenvolvimento da C&T.

A nova secretária possui experiência em assessoria a entidades do movimento social, com destaque para as questões referentes à valorização do trabalho, direitos trabalhistas, direito à cidade e direitos humanos. Entre 2005 e 2008, foi assessora institucional da então Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), hoje transformada em secretaria municipal.

Nágyla também atuará no monitoramento dos projetos e no diálogo com as instituições vinculadas. Apoiará ainda na implementação das iniciativas elencadas no plano estadual e na retomada dos encontros do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia.

,