Inácio debate política econômica, Brics e crise atual


20160415_153507 (1)“Não há como fazer a economia andar com tamanha instabilidade neste País”, destacou o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do  Ceará, Inácio Arruda, em sua participação no  Fórum 21 – Seminário “Política, Economia, Direito e Mídia: Os Fundamentos da Crise”.

No evento, que acontece dias 15 e 16/4 na Assembleia Legislativa, o secretário elencou algumas conquistas dos últimos anos, incluindo nas áreas de C&T e Educação, a exemplo da expansão dos Institutos Federais e o aumentos das universidades e centros de pesquisa, e em especial no Ceará, com a criação de 135 escolas profissionalizantes (EEEPs). Além disso, a visibilidade e o papel destacado do Brasil dentro da América do Sul e na formação do Brics demonstraram o seu crescimento dentro do contexto econômico mundial.

Para Inácio, no entanto, o agravamento da situação atual de crise política pode gerar um retrocesso no que diz respeito aos direitos do povo e da própria democracia. “A elite brasileira não tem convencimento deste crescimento que tivemos”, explica.

O secretário participou da mesa que discutiu o tema “Política Econômica: Brasil, BRICS e Crise Atual”, juntamente com Cláudio Oliveira Silva Filho (Consulta Popular), Fábio Sobral (UFC) e Newton Albuquerque (UFC/Unifor).

O Fórum 21 é realizado em parceria com o Instituto Latino Americano de Estudos sobre Direito, Política e Democracia. Nomes de expressão nacional de cada segmento debatem o cenário brasileiro. O encontro acontece no auditório Murilo Borges, na Assembleia Legislativa do Estado, e não requer inscrições prévias.

 

Fonte: Secitece

,