Profetas da chuva se encontram para discutir quadra chuvosa no Ceará


downloadO secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, participou, em Quixadá, da 20ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva, que aconteceu nos dias 08 e 09 de janeiro, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A maioria dos 32 profetas presentes ao encontro, se mostraram otimista com a quadra chuvosa, apesar da natureza ter dado sinais diferentes para esses homens e mulheres do sertão, cuja sabedoria permite traçar diagnóstico a respeito do período das águas no Ceará, que vai de fevereiro a maio.

Durante o encontro, os pesquisadores populares mostraram suas técnicas de observação, como a casinha da Maria e do João-de-barro, o caule da embiratanha, uma planta típica do semiárdio, que apresenta estrias grossas ao longo do seu tronco na época da seca, um formigueiro no leito de um rio seco e a pouca floração do juazeiro. As esperiências dos profetas divergiram. Enquanto alguns acreditam em boas chuvas, a previsão de outros é para um inverno muito fraco, com chuvas isoladas.

Em sua fala, o secretário Inácio Arruda ressaltou a importância do encontro, que chega à sua vigésima edição, resgatando a cultura popular cearense. Explicou que a ciência se vale muito do saber e da observação popular, como parte da sua própria formulação, aliando o conhecimento popular ao conhecimento científico.

Participação também do evento, representantes da Cagece e de órgãos estaduais como a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a Secretaria da Cultura (Secult), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outros ligados ao tema.

,