Novo ciclo de cursos da UTD é marcado por aula inaugural do secretário Inácio Arruda


dpp_0009 (1)“Ciência, Tecnologia e Inclusão Digital no Ceará” foi o tema da aula inaugural ministrada pelo secretário da Secitece, Inácio Arruda, aos alunos do novo ciclo de cursos da Universidade do Trabalho Digital, iniciado nesta segunda-feira (25/1). Na oportunidade, Inácio contextualizou o cenário político/econômico brasileiro e cearense, com destaque às conquistas alcançadas na última década pelo povo em relação à educação, ao trabalho e à cidadania.

“A partir da era Getúlio Vargas, foi sendo criada uma base para esta mudança. E é um fato de que os últimos 10 anos marcaram o novo período de acesso aos direitos fundamentais, dentre eles à educação e também à inclusão digital”, frisou Inácio Arruda durante a aula inaugural, que contou com a presença de professores, monitores e outros membros do corpo funcional da UTD.

Ainda em sua fala, o secretário elencou algumas iniciativas realizadas pelo Governo do Estado neste novo contexto, com destaque para a criação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e da própria Universidade do Trabalho Digital, que irá capacitar, até abril, um total de 847 pessoas.

Oportunidade

Para o aluno Antonio Carlos Jales Cartaxo, de 61 anos, os cursos são uma grande oportunidade de aprendizado para os cearenses. Ele conta que retornou ao Estado depois de 40 anos morando em São Paulo. “Apenas aqui no Ceará vi algo parecido com a proposta da UTD. Portanto, vamos nos dedicar à nossa terra, estudar, trabalhar e ajudar nosso Estado a se desenvolver”.

A coordenadora da UTD, Nagyla Drumond, adiantou que a iniciativa deverá ultrapassar os limites do Centro de Fortaleza, para estar em outros bairros e até no interior. “Estamos vendo a possibilidade de atuar com a aprendizagem por Educação a Distância (EaD)”, adiantou.

Todos os cursos da UTD e material didático são gratuitos. Para ingressar nos cursos, é necessário ser alfabetizado e ter idade a partir de 16 anos. No ato da inscrição, deve-se apresentar carteira de Identidade, CPF e comprovante de endereço.

A Universidade do Trabalho Digital é uma iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece, para realização de cursos gratuitos de formação profissional na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em níveis básico e avançado. O público-alvo é formado por profissionais da área de comércio, serviços, asseio e conservação; hotelaria, gastronomia, hospedagem; estudantes das redes de ensinos público e privado, universitários, pessoas com deficiência, idosos, entre outros.

,