UTD entrega certificados e anuncia ampliação de novas ações


_mg_6191O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, certificou na manhã desta segunda-feira (30.11), 920 estudantes, jovens trabalhadores, pessoas com deficiência, alunos de escola pública que integraram turmas da Universidade do Trabalho Digital (UTD), no período de janeiro a abril de 2015. “Queremos dar oportunidade aqueles trabalhadores que não tiveram condições de se qualificar, de ter uma formação e, consequentemente, poder se destacar no mercado de trabalho”, disse o secretário Inácio Arruda, acrescentando que a estrutura da UTD, localizada no prédio do Cine São Luiz, no Centro de Fortaleza, possibilita que estudantes e trabalhadores encontrem capacitação gratuita, em um local de fácil acesso e com uma grade de cursos que vai de encontro com o que o mercado necessita”.

A solenidade de entrega de certificados aconteceu no auditório da Câmara de Diretores Lojistas (CDL) e foi aberta com apresentação da Camerata da Escola Estadual Presidente Roosevelt, sob a regência do maestro Jorge Andrade. O evento contou com a participação da coordenadora da UTD, Nagyla Drumond, da representante do CETREDE, Paula Denise Mourão, do Coordenador Estadual de Direitos Humanos, Demitri Cruz, e da coordenadora de Modernização e Inclusão Digital da Secitece, Marta Menezes.

Os estudantes concluíram os cursos de Iniciação Digital, Iniciação Digital para Pessoas com Deficiência Visual, Aperfeiçoamento Digital, Iniciação à Programação, Design Gráfico, Web Design, PHP com Banco de Dados, Java com Banco de Dados, Conectividade e Segurança da Informação, Administração de Sistema Linux, Suporte e Manutenção de Computadores e Formação Empreendedora.

Durante sua fala, a coordenadora da UTD, Nagyla Drumond, destacou a importância da popularização da ciência, dizendo que ciẽncia é para todos e não para alguns iluminados. “A nossa principal missão é oferecer ao povo a oportunidade de acesso e de produção da ciência”, disse, agradecendo a ex diretora da UTD, Hortência Sucupira, pelo trabalho realizado naquela instituição. E prometeu ampliar ainda mais as ações e o número de cursos da UTD.
No final da solenidade, as autoridade presentes fizeram a entrega simbólica dos certificados a um rerpesentante de cada curso.

Sobre a Universidade do Trabalho Digital

A UTD é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que está ampliando a qualificação profissional e a empregabilidade dos cearenses através de cursos gratuitos na área de TIC. Funciona no prédio do Cine São Luiz, no Centro de Fortaleza (Rua Major Facundo, 500).

Os estudantes recebem todo o material didático, são encaminhados para oportunidades de trabalho e ainda obtém apoio à estruturação de novos negócios. As atividades estão sendo executadas através de parceria com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), instituição vinculada à Universidade Federal do Ceará.

 

,