Estratégias para Rede de Inovação Tecnológica são discutidas na Secitece


redenit3A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) sediou na manhã desta segunda-feira, 14/12, o workshop “Pensando estrategicamente a Rede de Inovação Tecnológica do Ceará”, promovido pela Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (RedeNIT-CE).

A solenidade contou com a presença do secretário da Secitece, Inácio Arruda; do secretário adjunto Francisco Carvalho; do Reitor da Universidade Estadual do Ceará, Jackson Sampaio e do coordenador da Redenit-Ce, Prof. Vladimir Spinelli.

O coordenador da Redenit-Ce, Prof. Vladimir Spinelli, relembrou na abertura do evento o histórico da RedeNIT. “Em 2006 nasceu o sonho de transformar o ecossistema do NIT em rede. Começamos a difusão no Ceará, ganhamos dois prêmios – de Boas Práticas e o Finep de Inovação”, relembrou. “Nessa retomada, temos o sonho mais fortalecido, pois vamos discutir a gestão da RedeNIT e dos próṕrios NITs, preocupados com o modelo de gestão que iremos adotar”, explicou.

Para o secretário Inácio Arruda, os NITs tem papel fundamental para que a inovação tecnológica chegue a todos os recantos do Estado. “É um desafio levar o conhecimento, desenvolver novas tecnologias e processos. Precisamos perceber o tamanho da nossa rede de Ciência e Tecnologia estadual e o papel que a RedeNIT exerce ao se alargar pelo Estado inteiro”, pondera Inácio.

A programação contou com uma mesa redonda para debater o cenário atual e as perspectivas da inovação tecnológica para o Estado de Ceará, e teve como moderador o consultor Paulo Lincoln. Uma das questões chave foi sobre “Como as ICTs e as empresas percebem as tendências dos processos de desenvolvimento, captação e transmissão para difusão de tecnologia?”.

O secretário adjunto Francisco Carvalho lembrou que a Secitece tem apoiado e contribuído para a consolidação da RedeNIT-CE há alguns anos. “Desde que instituímos a Rede fizemos diversas ações para capacitar os participantes, não restringindo o papel da Rede apenas ao apoio financeiro, mas sobretudo na integração das instituições”, destacou. Para ele, um dos pontos a considerar é a interiorização: “Temos que ter processos para evitar a polarização das ações na Região Metropolitana de Fortaleza”.

Sobre a RedeNIT-CE

A Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit – CE) visa organizar e estimular a parceria entre os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), públicas e privadas, sediados no Ceará. Hoje a RedeNIT-CE conta com 19 vinculadas.

A Redenit-CE tem como objetivo identificar e gerar estratégias para que a grande quantidade de pesquisas desenvolvidas pelas ICTs transforme-se em inovação e negócios, contribuindo para o desenvolvimento, a proteção e a transferência da inovação tecnológica para o mercado.

Além disso, a Redenit-CE propõe-se a apoiar as ICTs parceiras na estruturação e no fortalecimento de seus NITs para exercerem suas competências atribuídas por lei.

 

,