Seminário discute modelo de gestão para o Polo Industrial e Tecnológico de Saúde


_mg_5417“Modelo de Gestão para o Polo Industrial e Tecnológico de Saúde – PITS” é tema de seminário que a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE, com o apoio da Fiocruz e do Ministério da Saúde realizam nesta terça e quarta-feira (24 e 25 de novembro). O objetivo é definir orientações para a implantação do modelo de gestão do PITS e diretrizes para a sua estrutura de governança.

O evento foi aberto pelo presidente da Adece, Ferruccio Feitosa, e contou com as presenças do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, do secretário de Saúde, Henrique Jorge Javi de Sousa, do representante do Ministério da Saúde, Eduardo Jorge Valadares Oliveira, e do representante da Fundação Oswaldo Cruz, Jorge Costa.

O evento é destinado a representantes do Comitê Gestor e a técnicos vinculados aos órgãos que possuem relação com as ações de implantação do Polo. Para o secretário Inácio Arruda, o Ceará dá um salto importante com a instalação do PITS. “Começamos a fazer um trabalho muito forte com a vinda da Fiocruz, do CTI Renato Archer. Trazer essas empresas para cá não é uma tarefa fácil”, disse, acrescentando que o Ceará está preparado para atrair grandes empreendimentos. “Podemos fazer um parque tecnológico não só da saúde, mas com empresas de química, física, de TI”, complementou.

Após a solenidade de abertura, o seminário prosseguiu com o painel “Ciência, Tecnologia e Ambientes Promotores de Inovação”, apresentado por Eduardo Jorge Valadares, que destacou a Política de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde e Jairo Amaral sobre “Modelos de Polos Tecnológicos”.

 

,