Inácio Arruda encerra semana universitária da UECE


_mg_6600O secretário da ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, encerrou a 20ª Semana Universitária da Universidade Estado do Ceará, com a palestra sobre o tema, “A Uece, as universidades estaduais do Ceará e a importância dessas instituições para o desenvolvimento do Estado”. O maior evento científico e cultural da UECE, contou este ano, com 10 eventos, tonando a Semana Universitária (SU) um momento de grandes acontecimentos. Em 2015 houve ainda um fator a mais a ser considerado: o jubileu de 40 anos de fundação da Uece e os 20 anos de realização da SU.

O secretário iniciou sua fala parabenizando o reitor Jackson Sampaio pelo trabalho desenvolvido, dizendo que “o momento é de expansão, mas também de restrição (…) manter um espaço público como esse é difícil. O Reitor tem que fazer mais, com muito menos”, diz. Inácio Arruda lembrou, que a três universidades estaduais (UECE, URCA e UVA), estão presentes em 20 municípuios cearenses. “E se contarmos com os campi da UFC e do IFCE estamos presentes em mais de 60 cidades com o ensino superior público”.

Sobre a importância da Uece e do evento para o desenvolvimento da sociedade, o secretário enfatiza que “a Semana Universitária é também um momento de responsabilidade com o mundo, não é apenas com a nossa universidade, não é apenas com a nossa profissão, com a nossa carreira. O resultado de uma pesquisa científica pode mudar a vida de milhões de pessoas. E nós estamos fazendo isso aqui dentro da universidade”.

Mesmo diante de dificuldades e das limitações enfrentadas, em especial diante da crise econômica, o secretário mostrou resultados positivos. “Temos avançado bastante. Podemos imaginar as batalhas que já passamos e enxergar aonde já chegamos”. Dentre as vitórias alcançadas, Inácio citou o plano completo de cargos e carreiras dos servidores técnico-administrativos da Funece, que está em fase final, e o concurso dos professores, compromissos do governador Camilo Santan que foram concretizados.

A cerimônia seguiu com a entrega dos certificados de premiação aos melhores trabalhos apresentados durante a XX SU, no III Encontro de Iniciação Científica, IV Concurso de Monografias de Especialização, XIX Encontro do Promac, VI Encontro do Pibid, XVII Encontro de Educação Tutorial (Pet/Mec) e V Encontro de Extensão.

 

Fonte: Secitece

,