Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense: complexo é inaugurado como o maior do setor no Brasil


_mg_6011 (1)“Para nós, um equipamento como este – situado em um dos maiores complexos de desenvolvimento na área siderúrgica do mundo – é motivo de orgulho para o Estado do Ceará. E, mesmo em um momento crítico, este Centro mostra o quanto o Estado tem investido em educação, capacitação, gerando empregos e estruturando nossa economia”. Foi com essas palavras que o governador Camilo Santana marcou a inauguração do Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense (CTTC), localizado em Caucaia, região Metropolitana de Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (27).

Já estruturado para ser um dos principais instrumentos na promoção da capacitação e na formação de mão de obra dos trabalhadores e estudantes do Estado, desde sua criação, o CTTC foi Idealizado para promover capacitação profissional de excelência em áreas estratégicas do Estado. “O Ceará é o terceiro estado do Brasil com o maior investimento em recursos públicos. Neste complexo, serão ofertados diversos cursos em metal mecânica, construção civil, transporte e logística e petroquímica. Ou seja, formações que irão impactar diretamente tanto na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), como em todo País”, revelou o governador.

Durante a cerimônia, foi assinada a cessão de uso do CTTC ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que irá administrar e coordenar os cursos preparatórios de formação técnica para estudantes e profissionais, atendendo diretamente as necessidades das indústrias localizadas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Durante sua fala, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, fez questão de lembrar o grande educador cearense, Lauro de Oliveira Lima, que dá nome ao CTTC. Para ele, uma homenagem das mais justas. Na oportunidade, ressaltou que o Governo do Estado, ao inaugurar um equipamento como o CTTC, em época de crise, demonstra a sua disposição de apostar na educação como a única chance para os nossos jovens e para o povo trabalhador cearense.

“Este centro vai formar e preparar melhor a juventude para o mercado de trabalho. Esta estrutura é uma grande ousadia do governo Cid Gomes, que iniciou a obra e do governo Camilo Santana que entrega o equipamento. O modelo dele é único, não existe em outro lugar e seu valor é incalculável”, completou, acrescentando ainda que o equipamento não deixa a desejar para qualquer um com esse objetivo no mundo. “Estrutura de ponta, aliada a grandes profissionais, professores e técnicos que darão suporte e ensinamentos a alunos que querem ficar aqui. Ou seja, é o Estado se importando e investindo em sua economia vocacional”, ressaltou o secretário Inácio Arruda.

Para o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, o equipamento representa muito, tanto para economia quanto para o fomento da educação técnica de qualidade. “Estamos cientes de que teremos grandes profissionais e que daremos um salto de qualidade na economia do Estado. Nossa instituição traz a expertise de grandes mestres e doutores técnicos, facilitando o processo de qualificação e capacitação de jovens e adultos da Região Metropolitana”, destacou o reitor.

O CTTC está localizado no entroncamento das rodovias CE 085 (Estruturante) e CE 422, próximo ao Porto do Pecém. O Centro vai possibilita a formação inicial e continuada de cerca de 1,2 mil pessoas por ano. A ideia é capacitar trabalhadores das cidades de São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Paracuru, Maracanaú, Maranguape, Paraipaba, Pentecoste e Fortaleza, entre outros municípios.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho, também comemorou a chegada do Centro. Fico ainda mais contente em saber que esta inauguração está sendo feita justamente no dia de comemoração dos 147 de emancipação política do nosso município. É um presente para a vida dos jovens e adultos que serão beneficiados aqui”. Já o prefeito de Caucaia, Washington Luiz Góis, comentou que “uma das maiores dificuldades nas grandes empresas e nos órgão públicos é a falta de mão de obra qualificada. Por isso, este equipamento nos faz ficar mais animados e ansiosos por saber que daqui sairão trabalhadores formados para o mercado de trabalho”.

Detalhes do empreendimento

Para o funcionamento do CTTC, foram investidos recursos da ordem de R$ 33.742.623,54 em obras e equipamentos. Cerca de R$19 milhões do Governo do Estado e o restante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O novo espaço conta com uma área total de 9,1 mil m², contemplando as áreas administrativas e de ensino, cozinha semi-industrial, três laboratórios e um auditório com capacidade para 275 pessoas.

Compareceram também à cerimônia os secretários Josbertini Clementino (Trabalho e Desenvolvimento Social), Osmar Baquit (Agricultura, Aquicultura e Pesca), os deputados federais Leônidas Cristino e Chico Lopes, os deputados estaduais Bethrose Fontenele e José Sarto, além de prefeitos, secretários dos municípios vizinhos e professores, coordenadores e diretores das escolas da rede estadual de ensino.


Com a Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

 

,