Reitor da UVA pede desmembramento de matrícula de imóvel do CCH


_MG_3799O reitor da Universidade Vale do Acaraú (UVA), Fabianno Cavalcante de Carvalho, esteve na manhã desta quinta-feira (06.08), com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superio, Inácio Arruda. Ele veio tratar do desemembramento de matrícula do imóvel onde atualmente funciona o Centro de Ciências Humanas (CCH), localizado no Campus do Junco, no município de Sobral. A propriedade do imóvel é do Governo do Estado do Ceará (matrícula n°4747), conforme Registro Geral datado de 12.04.2012, localizado no Registro de Imóveis – 6º Oficio da Comarca de Sobral-CE.

O motivo de pedir o desmembramento da matrícula, conforme informou o reitor Fabianno Carvalho, se dá ao fato de que, sendo o imóvel pertencente ao governo do Estado, impede a captação de recursos por parte da UVA, por se tratar de Pessoas Jurídicas, com personalidades distintas, embora pertencentes ao mesmo ente federativo. “Com a criação do Mestrado Acadêmico em Geografia, a universidade necessita captar recursos advindos de participação em projetos de pesquisa e termos de convênios que, na quase totalidade, exigem que esses recursos sejam implementado no imóvel de propriedade da parte que está recebendo essas receitas, geralmente a fundo perdido”, explicou o reitor.

O secretário Inácio Arruda considerou a reivindicação mais do que justa. Disse que falaria pessoalmente com o governador Camilo Santana, e passou o processo para ser estudado pelo departamento jurídico da Secitece. Participaram também da reunião o secretário Adjunto da Secitece, Gilvan Paiva, o diretor do Centro de Ciências Humanas da UVA, professor Osmar Vasconcelos, e o professor Paulo Dourado, além de coordenadores da Secitece, BC Neto, Juliana Morais Souza e Sandra Monteiro.

 

,