Inácio Arruda visita campi da URCA e realiza debates com comunidade acadêmica


SECRETÁRIO VISITA OS CAMPI DA URCA E REALIZA DEBATES COM COMUNIDADE ACADÊMICA (11)Um dia voltado aos debates de questões internas da Universidade Regional do Cariri (URCA) , aconteceu nesta terça-feira (18.08), com a presença do Secretário da Ciência , Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), Inácio Arruda, e o secretário Adjunto, Francisco Carvalho. Com atividades iniciadas às 8h30, eles foram recepcionados na URCA pelo Reitor Patrício Melo, o Vice-Reitor, Francisco do Ó de Lima Júnior, Pró-reitores e diretores de centro.

As atividades foram iniciadas em reunião com o pessoal da Administração Superior da URCA, ressaltando as demandas relacionadas aos processos de melhorias na Instituição. Na agenda institucional, destaque para crescimento da URCA nos últimos anos. Em contrapartida, as deficiências existentes no setor de infraestrutura, seja no aspecto físico ou mesmo de equipamento.

O Reitor destacou que um dos seus principais focos de atuação está pautado, além da melhoria da infraestrutura, no fortalecimento da política de assistência estudantil. Para isso, foi defendido um debate ampliado entre as universidades estaduais, para que sejam discutidas ações em conjunto pela implantação de uma política estadual de assistência estudantil.

Sobre as Unidades Descentralizadas, Inácio Arruda destacou sua preocupação com as condições do quadro funcional, como a situação dos professores, em sua maioria temporários. Além disso, ressaltou o seu interesse de providenciar, de forma prioritária, às instalações de uma sede para a UD de Campos Sales. Inicialmente há uma parceria com a administração local, com a doação de um terreno de 7 mil metros quadrados, mas conforme informações da diretoria, é necessária uma área maior. Atualmente são mais de 700 alunos naquela localidade, matriculados nos cursos de Biologia, Letras e Matemática.

Outros pontos discutidos dizem respeito a implementação do Cinturão Digital, programas de pós-graduação, implementação de curso, a exemplo de Química, melhorias dos novos cursos, piscina e salas de aula para Educação Física, entre outras questões pontuais abordadas.

O secretário ressaltou a sua preocupação em promover melhorias na Universidade, com prioritária para a área de tecnológica. Mostrou a necessidade de fortalecer parcerias com as agências de fomento como o CNPq e Funcap. E defendeu o fortalecimento das universidades, com maior autonomia.

A pauta dos concursos, segundo o secretário, continua em andamento, no sentido de cumprir o que foi previamente acertado. Mas, representantes do Sindicato dos Professores da URCA (Sindurca), solicitaram urgência no cumprimento da nomeação dos docentes e a abertura de vagas para professores em outros cursos da instituição.

Visitas aos campi da URCA

O Secretário Inácio Arruda, no cumprimento de sua agenda ao Cariri, visitou os campi da URCA em Crato e Juazeiro do Norte, com o objetivo de ver as condições de infraestrutura de alguns dos cursos. No campus Crajubar, ele esteve nas salas de aula, conversou com os alunos e até propôs aos estudantes do curso de Engenharia de Produção e professores, a criação de um projeto de geração de energia solar para o local, proporcionando a produção sustentável na própria instituição. Visitou também o Centro de Artes da URCA, no campus Pirajá, e o campus São Miguel, em Crato, onde está instalado o Curso de Direito da URCA.

Comunidade acadêmica e servidores

O Secretário Inácio Arruda destinou o período da tarde para um encontro com os representantes dos Sindicato Docentes do Ensino Superior (Sindesp), Sindicato dos Docentes da URCA (Sindurca) e Sindicato dos Servidores, e do movimento Estudantil. O evento foi realizado à tarde, no auditório do programa de Mestrado em Bioprospecção Molecular. Entre as reivindicações, autonomia maior da Universidade, com o cumprimento dos 5% do orçamento voltado para a Instituição, conforme estabelecido em lei; deficiências das instalações internas da URCA; a efetuação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para os servidores; realização de concurso para o quadro funcional e agenda para implementação do plano estadual dos servidores.

Diante de reivindicações dos estudantes e críticas à administração da Instituição, o Reitor Patrício Melo destacou a importância do diálogo. “Estamos sempre de portas abertas”, disse. Ressaltou também o fortalecimento das políticas estudantis nos últimos anos e a necessidade de avançar mais. O Reitor Patrício disse ser imprescindível o reconhecimento das deficiências e que a pauta das reivindicação tem sido algo em comum com os movimentos. “Estamos aqui defendo o fortalecimento da URCA, com lutas em comum”, enfatiza.

Ele agradeceu a presença do secretário Inácio Arruda na URCA e reconheceu esse momento como um avanço para se debater uma “grande pauta para os próximos quatro anos”. Já o secretário ressaltou ser relevante falar dos problemas, mas também reconhecer os êxitos, as conquistas que a universidade obteve nos últimos anos. “A administração tem tido um processo de diálogo permanente com o governo”, concluiu Inácio Arruda.

 

Fonte: Urca

,