Secitece avança discussões para instalação de Parque Tecnológico no Ceará


_mg_0449O secretário Inácio Arruda reuniu-se na manhã desta quinta, 9/7, com a diretoria da Funcap para discutir a instalação do Parque Tecnológico no Ceará. Uma comissão está sendo constituída para montar o cronograma para a implantação, buscar financiamentos e elaborar o plano de funcionamento. A expectativa é de concluir essa primeira etapa em 90 dias.

“Iremos consultar e visitar outros parques tecnológicos no Brasil e no exterior para extrair as melhores experiências e trazê-las para o Ceará”, explica o presidente da Funcap, César Sá Barreto. No Nordeste, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia já contam com parques tecnológicos., além de diversas iniciativas no Sul e Sudeste.

O secretário Inácio Arruda lembrou que recentemente foi à Fiep acompanhado do presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Beto Studart, para trocar experiências. “O que vimos no Paraná foi um Campus da Indústria que reúne no mesmo espaço uma Fundação de Amparo à Pesquisa, uma incubadora e uma aceleradora de empresas. Isso tem funcionado, as empresas estão obtendo êxito e a Federação daqui (Fiec) está examinando isso, vendo se é um modelo que podemos replicar ou não”, comenta o secretário.

O titular da Secitece disse que não é preciso começar esse estudo do zero. “Temos muito material disponível no Estado para nortear o trabalho da Comissão que terá a missão de dialogar com os diversos entes e trazer a componente político-social para as discussões. IPECE, Sesi, Senai, IEL, Sebrae e as nossas universidades podem contribuir bastante nesse processo. A Fiec e Instituto de Desenvolvimento Industrial (Indi), por exemplo, acabaram de concluir o estudo “Setores Portadores de Futuro para o Ceará”. Todo esse material será aproveitado”, garante.

A estimativa é de que sejam investidos cerca de R$ 350 mil para desenvolver o estudo de viabilidade do Parque Tecnológico do Ceará.

Participaram da reunião, o secretário Inácio Arruda; o secretário executivo, Gilvan Paiva e os coordenadores Cândido BC Neto e Adeline Lobão. Representando a Funcap, o presidente César Sá Barreto; o diretor de Inovação, Jorge Soares; o diretor Científico Luís Drude; a diretora Administrativa-FInanceira, Paula Lenz; a assessora da presidência Denise Casselli e a coordenadora da ADINS, Carolina Rocha.

ipece

À tarde, o secretário continuou a mobilização sobre os Parques, reunindo-se com as técnicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – Ipece, Cristina Medeiros, coordenadora da UGP PforR/Ipece, e a consultora Viviane Ramos. O secretário executivo Gilvan Paiva e coordenadora da ADINS, Adeline Lobão também participaram.

,