Seminário PEC Nordeste


pec3 (1)O governador Camilo Santana abriu na manhã desta terça-feira (16.06), o XIX Seminário Nordestino de Pecuária (PEC Nordeste), evento, que reúne pequenos, médios e grandes pecuaristas do Estado, envolvendo os sete segmentos da cadeia produtiva do agronegócio da pecuária (bovinocultura, aquicultura e pesca, caprinocultura, apicultura, suinocultura, avicultura e equinocultura. O evento é uma promoção do Sistema Fiec, Senai e Sebrae-Ce e tem como tema central “Sertão empreendedor – um novo tempo para o semiárido”.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, participou da solenidade de abertura o lado de Flávio Saboya Neto, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (FAEC); João Martins da Silva, presidente da Confederação Agricultura e Pecuária do Brasil, entre outros representantes pecuarista do Estado e da União. O Seminário acontece de hoje a quinta-feira (18.06), no Centro de Eventos do Ceará.

Durante sua fala, o governador Camilo Santana anunciou que o Ceará receberá R$ 70 milhões do Governo Federal para obras de convivência com a estiagem. O valor corresponde a quase metade dos recursos (R$ 150 milhões) que a União enviará para nove estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) que sofrem com a seca. “Esse investimento vai servir para adutoras, mananciais e operações de carros-pipa. Tudo isso aliado aos recursos estaduais, onde já estão sendo feitos os trabalhos de perfuração de poços nos centros urbanos e nas áreas rurais dos municípios cearenses”.

O XIX Seminário Nordestino de Pecuária espera gerar 40 milhões em negócios, através da Feira de Produtos e Serviços Agropecuários e da venda de animais das raças caprina e bovina de leite em exposição na IV Pecleite, uma exposição especializada de animais de alta qualidade.

Participaram também da solenidade os secretários da Pesca, Aquicultura e Agricultura Irrigada, Osmar Baquit, do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, e Controladoria e Ouvidoria Geral, Nelson Martins. Durante a cerimônia de abertura, foram homenageados com a Medalha Prisco Bezerra, a principal comenda do setor agropecuário cearense, o governador Camilo Santana, o presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior e o engenheiro Agrônomo chefe de gabinete da FAEC, Gerardo Angelim de Albuquerque.

 

Fonte: Secitece

,