Desenvolvimento de pesquisas para cadeia da carnaúba é tema de encontro na Secitece


augustaA deputada estadual Augusta Brito esteve no gabinete do secretário Inácio Arruda para tratar de iniciativas de fortalecimento do setor primário da carnaúba – árvore símbolo do Ceará e importante indutor da economia no Estado. A planta possui múltiplas aplicações, que envolvem desde a construção civil até o artesanato. No entanto, é a extração, o refino e a comercialização da sua cera que constituem a principal atividade.

O encontro aconteceu nesta segunda-feira (1/6) e contou com as presenças do presidente do Sindicato Rural do município de Moraújo, Elder Aguiar, e do secretário executivo da Secitece, Gilvan Paiva. Entre as iniciativas debatidas, está a criação de um centro de estudos e pesquisas sobre a carnaúba, com vistas ao melhoramento dos métodos de plantio e desenvolvimento dos produtos.

O secretário Inácio Arruda destacou o trabalho desenvolvido pela Embrapa Agroindústria Tropical e sugeriu o envolvimento desta instituição na realização dos estudos, que podem ajudar, inclusive, a reduzir ou extinguir a ação da planta boca-de-leão, uma espécie de trepadeira que ataca a carnaúba.

Além da Embrapa, Inácio lembrou a atuação da Universidade Federal do Ceará, através da fazenda experimental Raposa – reconhecido espaço experimental para estudos sobre a carnaúba. Durante o encontro, ficou definida a realização de visitas tanto na Embrapa quanto na Fazenda Raposa, além de entendimentos com a Funcap, vinculada à Secitece, com vistas ao fomento de pesquisas.

A carnaúba é chamada de “árvore da vida” por ter total aproveitamento. Possui raízes que têm uso medicinal como eficiente diurético e antivenéreo; os frutos são um rico nutriente para a ração animal; o tronco é madeira de qualidade para construções; as palhas servem para a produção artesanal, adubação do solo e extração de cera (cera de carnaúba), um insumo valioso que entra na composição de diversos produtos industriais.

Participaram ainda do encontro o chefe de gabinete da deputada Augusta Brito, Gilberto Bastos, além dos assessores parlamentares João Marcelo e Marcelo Silva.

 

Fonte: Secitece

,