Coordenadores da UAB e secretário Inácio Arruda discutem fortalecimento das unidades no Ceará


dsc_0093__ (1)A educação a distância é uma modalidade em ascensão que vem democratizando o ensino superior no País. Neste sentido, o governo federal dispõe da Universidade Aberta do Brasil, onde diversas instituições públicas oferecem cursos superiores. O Ceará possui atualmente 10 polos da UAB mantidos pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e o fortalecimento destas unidades foi pauta de um encontro entre seus coordenadores e o secretário Inácio Arruda.

Na reunião, que aconteceu na última segunda-feira (8/6) na sede da Secitece, os coordenadores relataram algumas dificuldades estruturais, além do trabalho que vem sendo feito para atendimento aos requisitos exigidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia periodicamente as unidades.

Segundo Inácio Arruda, é necessário consolidar os polos já existentes para, posteriormente, ampliar sua atuação. “Mesmo com o aumento do ensino técnico e superior – com as Escolas de Educação Profissional,novas universidades e Institutos Federais – a UAB ainda supre uma demanda reprimida de ensino. Precisamos resolver estes gargalos e também negociar com as prefeituras, pois existe o entendimento de que estes polos são verdadeiras ‘universidades municipais’. É preciso, portanto, haver este diálogo”, destacou.

Inácio sugeriu ainda medidas simples, como a instalação do Cinturão Digital dentro das unidades – que resolveria problemas recorrentes de falta de internet nos polos. Por meio de parceria com a Secitece, os polos de responsabilidade do Estado funcionam nas unidades do Instituto Centec nos municípios de Maranguape, Aracoiaba, Barbalha, Beberibe, Brejo Santo, Jaguaribe, Missão Velha, Quixeramobim, Russas e São Gonçalo do Amarante. O presidente da instituição, Francisco Lopes Viana, também esteve presente no encontro.

Para o coordenador de Educação Superior da Secitece, Cândido B.C. Neto, o fortalecimento dos polos perpassa o credenciamento de novas instituições de ensino superior na UAB, o que resultaria na oferta de mais cursos ápopulação, atendendo as vocações naturais das regiões. Atualmente, integram a UAB a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Perspectivas que animam

Diversos casos de sucesso podem ser encontrados nos polos mantidos pela Secitece. Em Beberibe, por exemplo, metade dos alunos da primeira turma do curso de Pedagogia da UAB passou em concurso público municipal. Para a coordenadora desta unidade, Virgina Tavares, o encontro realizado na Secitece foi animador.

“Reuniões como esta são de extrema importância para os polos estaduais. Estamos saindo daqui muito entusiasmados e posição otimista do secretário Inácio Arruda, de querer revitalizar as unidades e sanar pendências, nos faz acreditar que as coisas vão melhorar. Esperamos aumentar o ingresso de novos alunos, com vistas à democratização do ensino superior em nosso Estado”, frisou. A coordenadora destacou ainda a necessidade de se haver uma pesquisa para traçar indicadores do ensino a distância e os resultados positivos alcançados pela UAB no Estado.

I Encontro UAB no Ceará

No encontro, foi enfatizada a necessidade de participação dos coordenadores no I Encontro da Universidade Aberta do Brasil no Ceará, que acontece de 18 a 20 de junho, no Centro de Educação a distância (CED), em Sobral. O evento irá reunir os profissionais e estudantes atuantes no Sistema Universidade Aberta do Brasil para avaliar e refletir ações e práticas deste modelo.

Cenário

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação. Atualmente funcionam no Ceará 32 polos da UAB, dos quais 10 possuem como mantenedor a Secitece. As 10 unidades abrigam 3.607 alunos em 69 cursos de licenciatura, bacharelado, tecnólogos e de especialização.

 

Fonte: Secitece

 

,