Embaixada do Reino Unido apresenta oportunidades de incentivo à C&T no Ceará


dsc_0100_Representantes da Embaixada do Reino Unido no Brasil estiveram na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) nesta segunda-feira (4/5) para tratar de oportunidades de cooperação com vistas ao fortalecimento da C&T e à internacionalização das pesquisas feitas no Estado.

Participaram na reunião o vice-embaixador do Reino Unido no Brasil, Wasim Mir e o gerente do Fundo Newton, Rui Lopes, que apresentaram ao secretário da Secitece, Inácio Arruda, a oferta de recursos para o desenvolvimento da C&T no Ceará. Acompanharam o encontro o secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho e o secretário executivo, Gilvan Paiva, além da professora Sandra Monteiro, do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Entre as oportunidades britânicas para a promoção da C&T no Ceará está o Fundo Newton. Lançado no Brasil pelo ministro das Finanças britânico em 2014, o Fundo Newton de fomento à pesquisa e inovação em países emergentes quer investir no Brasil £27 milhões até 2017.

Outro programa que visa o desenvolvimento científico é o Fundo de Prosperidade do Reino Unido, que está financiando projetos em diversos países. As duas iniciativas têm apoiado pesquisas em áreas como doenças negligenciadas, novos medicamentos, agricultura familiar, gerenciamento de recursos hídricos, planejamento urbano e energias renováveis.

Os representantes da Embaixada do Reino Unido no Brasil cumprirão uma agenda de visitas que inclui uma reunião na Fundação Cearense de Pesquisa e Desenvolvimento Científico (Funcap) que objetiva traçar estratégias para uma maior difusão destas oportunidades no Estado.

 

Fonte: Secitece

,