Funcap e Secitece reúnem-se com bolsistas da Fundação


bolsistas_funcap_seciteceNa manhã da terça-feira (24), um grupo de dez bolsistas de mestrado e doutorado da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) esteve em reunião com dirigentes da Fundação e com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, para discutir algumas reivindicações dos bolsistas. O presidente da Funcap, Francisco César de Sá Barreto, o diretor Científico da instituição, Luiz Drude de Lacerda, e a diretora administrativo-financeira, Paula Lenz Costa Lima, participaram do encontro.

A primeira pauta foi referente à data de pagamento das mensalidades das bolsas. Como a Funcap e a Secitece não apresentaram obstrução em definir a data para até o 5º dia útil, o secretário Inácio Arruda prometeu levar a questão para o Governador Camilo Santana, com o qual irá se reunir nos próximos dias, contando com a participação da Funcap.

A segunda pauta tratou do processo de renovação das bolsas. Os bolsistas reclamaram da exigência de apresentar na renovação os mesmos documentos entregues no momento da implementação da bolsa. Presente à reunião, o técnico da Gerência de Fomento de Bolsas (Gefob), Francinilton Arruda, informou o novo procedimento a ser adotado para a renovação das bolsas.

De acordo com Francinilton Arruda, os coordenadores dos programas de pós-graduação deverão confirmar na Plataforma Montenegro quais bolsistas terão as bolsas renovadas. O procedimento ainda será informado via e-mail a todos os coordenadores. No entanto, a documentação será necessária para a implementação de novas bolsas.

Quanto aos valores das bolsas de mestrado e doutorado, atualmente em R$ 1.500,00 e R$ 2.200,00, respectivamente, o presidente da Funcap e o secretário da Secitece informaram ser necessários ajustes no orçamento da Fundação. Os dirigentes informaram que este ponto da pauta também será levado para ser tratado com o Governador Camilo Santana.

A dedicação exclusiva exigida pela Fundação para o recebimento das bolsas de mestrado e doutorado também foi abordada. O diretor científico da Funcap, Luiz Drude de Lacerda, informou que a questão será discutida com as Câmaras de Assessoramento e Avaliação Técnico-Científica da instituição e, posteriormente, será submetida ao Conselho Superior da Funcap, caso o fim da exigência receba parecer favorável. O dirigente pediu aos bolsistas que enviassem sugestões de atividades a serem autorizadas, com a exigência de estarem relacionadas com as diversas pesquisas e áreas de atuação.

Os dois últimos pontos discutidos foram a fixação da duração da bolsa de doutorado em quatro anos e o direito à licença com continuidade da bolsa em caso de maternidade ou doença. Sobre o primeiro, o presidente e o diretor científico da Funcap afirmaram que o assunto já vem sendo discutido internamente, em favor da mudança; quanto ao segundo, informaram ser necessário realizar estudos sobre o tema.

Por meio de nota, o grupo de bolsistas informou que o objetivo de realizar a reunião com os dirigentes da Funcap e Secitece foi concretizado. “Todas as pautas foram apresentadas e algumas já estavam sendo discutidas entre eles. Na ocasião, já nos deram respostas para algumas delas e as outras pautas que necessitavam de negociações que não dependiam unicamente da Funcap ficou a promessa de serem levados encaminhamentos dessas pautas e ficaremos aguardando as respostas”, informaram.

 

Fonte: Secitece

 

,