Assembleia debate aumento de mensalidade das universidades particulares


DSC_0110O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, participou nesta terça-feira (03/03), de audiência pública na Assembleia Legislativa, que discutiu a postura das universidades particulares em elevar o valor das mensalidades acima do que é previsto pelo Ministério da Educação (MEC). O autor do requerimento foi o deputado Elmano de Freitas (PT). Participaram, além dos parlamentares, estudantes e representantes das universidades e de entidade de proteção ao consumidor. O secretário Inácio Arruda disse que estava a disposição para debater o assunto e encontrar a melhor solução para que os estudantes não sejam penalizados.

Jà os estudantes presentes à audiência pública, criticaram a falta de informação sobre os reajustes. Segundo Miguel Braz, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unifor, os alunos só são notificados do aumento durante as férias. A diretora estadual da União Nacional dos Estudantes (UNE), Germana Amaral, disse que “é preciso aviso prévio de, no mínimo 120 dias, antes do começo do semestre, para que o aluno tenha condição de se organizar financeiramente ou pedir transferência para outra instituição de ensino”,.

Após os debates entre estudantes, universidades e entidades de proteção ao consumidor, a Universidade de Fortaleza (Unifor) comunicou, por intermédio do deputado Elmano de Freitas (PT), a redução do reajuste de 12% para 6,16% na mensalidade.

 

,