Secitece e Citinova querem a tecnologia em benefício das cidades


DSC_0176Uma maior integração entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece – e a Fundação de Ciência e Tecnologia e Inovação – Citinova – é o que pretendem os dois dirigentes das pastas Inácio Arruda e Tarcísio Pequeno, respectivamente. Durante encontro realizado na tarde desta segunda-feira (09.02), na sede da Fundação Citinova, o presidente Tarcísio Pequeno ressaltou a importância do uso da informação em benefício dos serviços da cidade e fez uma apresentação os projetos da Fundação, que tem como principais polos a transparência, participação, inovação e criatividade. “A nossa ideia é promover o uso democrático e autônomo da informação”, disse.

O vice-presidente da Citinova, Vasco Furtado, apresentou também ao secretário Inácio Arruda o projeto “Fortaleza Inteligente”, que, como explicou, sua construção é uma obra coletiva e só acontece com a participação de todos. A população, a comunidade cientifica precisam ter dados sobre a cidade. “Para nós, dado é riqueza”, complementou. Participaram também da reunião os assessores técnicos Vladia Pinheiro, Carla da Escócia e Augusto Guimarães.

O secretário Inácio Arruda esteve na Citinova acompanhado do secretário adjunto, Francisco Carvalho, e do secretário executivo, Gilvan Paiva. Ele explicou que a sua visita tinha como objetivo promover um trabalho conjunto entre as duas pastas, no sentido de fazer com que a tecnologia e a informação sirvam para melhorar a vida da população mais humilde.

“Queremos popularizar a tecnologia”, disse Inácio, acrescentando que estava aberto para integrar o máximo possível, através de ações conjugadas de serviço. “Queremos abrir a Secitece para ajudar cidades cearenses e a tecnologia abre esses caminhos”, finalizou.

,