Palestra para os novos universitários da UFC


11017682_1032077486816101_1022382475184692673_n“As Perspectivas para Ciência e Tecnologia no Estado do Ceará” foi o tema da palestra que o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda, fez para os novos alunos dos 12 cursos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará – UFC, localizado no campus do Pici.

Para um auditório lotado de estudantes, coordenadores de cursos e professores, Inácio destacou a importância da expansão da UFC, levando conhecimento e saber para várias regiões do Ceará. Ressaltou também o trabalho dos núcleos do Instituto Federal do Ceará – IFCE – no interior e das universidades estaduais, que além de novos conhecimentos e tecnologia, fazem um grande trabalho de inclusão social, além das 112 escolas profissionalizantes instaladas pelo governo do Estado.

“Estamos hoje sobre bases muito mais sólidas do que há 50 anos. Estamos muito mais estruturados, muito mais avançados”, disse o secretário, lembrando a importância da pesquisa, da tecnologia para o progresso e transformação de um país numa nação soberana e independente. “Esta é uma batalha política ousada. O nosso sentimento é o mesmo do José Bonifácio de Andrada e Silva e de Getúlio Vargas, ou seja, contribuir para que as transformações aconteçam”.

Segundo o secretário Inácio, as universidades são pontos fortes de apoio para um projeto de nação. “Precisamos formar cidadãos capazes de dar um passo mais adiante”. Inácio lembrou ainda que o Ceará criou há 20 anos, a Funcap, que foi a precursora da Secretaria de Ciência e Tecnologia e depois criou o Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará – FIT. E que foi agora, nesse período de expansão, que o governo do Estado instalou o Cinturão Digital, a fábrica de laminados e a primeira parte da Siderúrgica. “Tudo isto é fruto desta recente expansão”, completou, encerrando sua fala desejando sucesso para todos os novos universitários.

Boas vindas

Antes da fala do secretário Inácio Arruda, o coordenador do Centro de Tecnologia, professor Barros Neto, deu as boas vindas aos novos alunos, desejando que todos tenham a melhor impressão da universidade, que está completando agora em 2015, 60 anos. Em seguida, o pró-reitor de Graduação, professor Custódio, presente a solenidade, disse que a UFC tem um ambiente preparado para os jovens conquistarem autonomia. “A bandeira da universidade é a liberdade, que só se conquista através da maturidade intelectual”, completou. No final, foram entregues certificados aos estudantes que foram classificados entre os três primeiros lugares de cada curso.

,