Ancine apoia participação de filmes brasileiros em eventos no exterior


imagesA Agência Nacional do Cinema (Ancine), órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), lançou nesta sexta-feira (16/1), com publicação no Diário Oficial da União (DOU), a edição 2015 do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais. Criado em 2006, o programa fornece serviços e recursos financeiros para que curtas, médias e longas-metragens nacionais oficialmente selecionados para festivais internacionais e projetos brasileiros convidados para laboratórios e workshops possam participar dos eventos.
Em 2014, o programa viabilizou a participação de filmes e projetos brasileiros em 63 eventos internacionais. Neste ano, com objetivo de reforçar a presença brasileira no exterior, foi ampliada a lista de eventos para os quais o Programa oferece apoio. Serão 90 festivais e 31 laboratórios ou workshops.
Entre os novos festivais incluídos em 2015 estão o Sitges Film Festival, na Espanha; o Visions du Réel, na Suíça; o Festival de Edimburgo, na Escócia; o Festival Dei Popoli, na Itália; o Festival Internacional de Cine Unam (Ficunam), no México; o Festival Internacional de Cine de Valdivia, no Chile; o Art of the Real, nos Estados Unidos; o Golden Elephant Festival, na Índia; e o Festival Panafricano de Cinema, em Burkina Faso.

Novas regras

O regulamento deste ano traz modificações em relação ao de 2014. Foi criado um limite para o número de apoios concedidos para um mesmo título, que poderá receber até cinco tipos de apoio do Programa durante toda a sua trajetória internacional, independentemente do ano. O Programa conta com três categorias de auxílio, dependendo da classificação de cada evento da lista: apoio A – confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B – envio de cópia e apoio financeiro; e C – envio de cópia.
O número máximo de tipos de apoio a serem concedidos por evento passará a ser de três, com exceção para os festivais de Roterdã, Sundance, Clermont Ferrand, Miami Internacional, Bafici, Oberhausen, Toulouse, Annecy, Locarno, Toronto, San Sebastian, Biarritz, IDFA, Roma, Havana e Santa Maria da Feira, e para os laboratórios Co-Production Market Berlim, Toulouse, BAL, DocMontevideo, San Sebastián e Doc Buenos Aires, para os quais poderão ser concedidos apoios para até cinco filmes. Nos três festivais mais importantes do circuito, os de Cannes, Berlim e Veneza, o Programa poderá apoiar até sete filmes.
Foram criados ainda critérios objetivos para a concessão de apoios nos casos com mais solicitações do que o limite: quando os apoios forem pedidos para mostras distintas dentro da programação do festival, será pedido que o Festival determine quais mostras prefere priorizar; quando o apoio for pedido dentro de uma mesma mostra, será dada prioridade ao filme que tiver recebido menos auxílios totais do Programa até o momento do evento; e caso os itens acima não resolvam a diferença o apoio será concedido por ordem cronológica do recebimento dos pedidos.
O novo regulamento também passa a considerar o formato digital (DCP) como padrão para as cópias fornecidas pelo Programa, ficando a película 35 mm como exceção a ser usada apenas quando necessário. A mudança visa a uma utilização mais racional dos recursos e a uma adaptação às atuais condições do setor, de migração quase completa para o formato digital.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Com informações da Ancine

 

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