CDR discute políticas de desenvolvimento da Região Nordeste


CDR discute políticas de desenvolvimento da Região NordesteA Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realizou nesta terça-feira (23) audiência sobre o fortalecimento das instituições de desenvolvimento da Região Nordeste. O encontro, na sede do Banco do Nordeste (BNB) em Fortaleza, teve a participação dos senadores Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Inácio Arruda (PCdoB-CE).

O senador Antonio Carlos Valadares defendeu o fortalecimento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, que considera prioritária para o país.

— O Brasil não pode crescer de forma sustentável, em meio às desigualdades regionais — avaliou.

 

Já o senador Inácio Arruda ressaltou que a inclusão econômica, política e social do Nordeste passa pelo fortalecimento das instituições desenvolvimentistas, que devem assumir papéis cada vez mais arrojados para que a região continue crescendo a taxas superiores à nacional.

Estudos

O economista Valdeci Monteiro dos Santos apresentou os principais pontos do Nordeste 2022, uma série de estudos prospectivos com foco nas perspectivas de desenvolvimento regional e na construção de cenários macroeconômicos e de mercado bancário para a região. Segundo ele, o Nordeste deve investir na diversificação e ampliação de sua base produtiva e na elevação de sua competitividade, bem como na ampliação dos avanços sociais e na promoção da sustentabilidade ambiental.

O presidente do Banco do Nordeste, Nelson Antônio de Souza, falou sobre a importância da sinergia entre as diferentes instituições de desenvolvimento regional. Ele também adiantou que o Banco do Nordeste fechará o ano de 2014 com todas as  metas cumpridas.

Fonte: http://www.cenariomt.com.br/