Corpo de Niemeyer já está sendo velado no Palácio do Planalto


Chegou há pouco no Palácio do Planalto o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer. Coberto com a bandeira do Brasil, ele foi recebido pela presidente da República, Dilma Rousseff, e pela viúva de Niemeyer, Vera Lúcia Cabrera. Também estão no local o presidente do Senado, José Sarney, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.

 

Niemeyer recebeu uma salva de palmas na estrada do Salão Nobre. Ele será velado até as 20h desta quinta-feira (6) em Brasília. Depois o corpo voltará ao Rio de Janeiro, onde será sepultado nesta sexta-feira (7).

 

O salão do palácio onde está sendo realizado o velório foi aberto a autoridades e, depois de uma hora, será aberto ao público. Encontram-se no local integrantes dos três poderes da República, como senadores e deputados, ministros do Supremo e de Estado, além de governadores.

 

O ministro da Defesa, Celso Amorim, destacou o gosto dos brasileiros pela obra de Niemeyer.

 

– Dificilmente teremos uma pessoa de unanimidade tão absoluta como ele – afirmou pouco antes da chegada do corpo.

Já o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, fez um elogio à personalidade do arquiteto:

– Nunca abandonou suas crenças e princípios e ajudou a revolucionar a arquitetura no Brasil. Pena que não criou um estádio – lamentou.

Não está prevista cerimônia religiosa durante o velório.

 

Agência Senado