O deputado Inácio Arruda, coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, disse estar otimista com a possibilidade da refinaria de petróleo ser instalada no Ceará. Juntamente com outros parlamentares cearense, Inácio participou de audiência com o diretor de abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, no Rio de Janeiro. Ele garantiu aos deputados que a refinaria será no Nordeste, mas nada foi definido ainda em relação ao Estado que deverá ser colocado o empreendimento, orçado em mais de R$ 2 bilhões.
O diretor da Petrobrás explicou que será formada uma comissão para, depois de um estudo técnico, definir qual o melhor local para abrigar a refinaria. Essa definição deverá demorar em torno de seis meses e levará em conta os seguintes critérios técnicos: mercado consumidor da região; questões ambientais na área de instalação; infra-estrutura portuária e de estradas e disponibilidade de água.
“Sem água não há refinaria” disse o diretor Paulo Roberto Costa, acrescentando que a instalação da refinaria está ligada diretamente a transposição das águas do rio São Francisco. Nesse critério todos os estados (Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, com exceção de Sergipe) que concorrem a implantação da refinaria, estão na mesma situação. Por isso, para Inácio, a luta pela refinaria deve ser conduzida juntamente com a da transposição. É intenção do governo venezuelano começar as obras da refinaria em 2007. Até lá temos que está preparados”, acrescentou.
Participaram da audiência com o diretor da Petrobrás, além de Inácio Arruda, os deputados federais João Alfredo, André Figueiredo e Vicente Arruda, o deputado estadual Chico Lopes, o reitor da UFC, René Barreira e o professor Ernesto Saboya.