Deputados do PCdoB participam da delegação brasileira no FPM


          Os deputados do PCdoB, Inácio Arruda (CE) e Jamil Murad (SP), fazem parte da delegação do Parlamento Brasileiro que participa do V Fórum Parlamentar Mundial (FPM). O evento acontece nesse final de semana, nos dias 29 e 30, em Porto Alegre, paralelo ao V Fórum Mundial Social. Arruda é membro da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul e Murad representa a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.
          Também faz parte da delegação o deputado Orlando Fantazzini (PT-SP). O deputado petista é membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. O deputado Inácio Arruda foi quem apresentou requerimento ao presidente da Câmara Federal, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), para criação da Delegação do Parlamento Brasileiro para participar do evento.
          O Fórum Parlamentar Mundial constitui espaço de convergência e articulação de parlamentares de diferentes partidos e de todos os continentes, identificados com o processo do Fórum Social Mundial.
          O evento dará continuidade a dinâmica de coalizão e solidariedade internacional e aprofundará o diálogo com as organizações sociais, sobre os temas integradores e comuns. Na ocasião, será feito o balanço das ações passadas, preparada agenda e programada ações concretas para a Rede Parlamentar Internacional, para o ano de 2005.
          Os parlamentares brasileiros vão participar, juntos com políticos de todos os demais continentes – América, Europa, Ásia e África – de debates sobre assuntos de interesse comum como o desenvolvimento mundial, combate à pobreza e à exclusão; mudanças das regras do sistema financeiro e comércio internacional; papel e reforma da Organização das Nações Unidas (ONU); construção da paz mundial: responsabilidades dos governos, papel dos parlamentares e da comunidade internacional; e afirmação da sociedade civil e garantia dos direitos sociais.
          Para a discussão do tema sobre direitos humanos, a programação prevê um painel de diálogo e convergência, com a participação de representantes de organizações e setores sociais. O objetivo é reforçar o caráter propositivo do Fórum e estender a capacidade de ação da Rede Parlamentar, estimulando a formulação de propostas comuns.