Bancada cearense atende necessidades do Estado


“A bancada cearense buscou atender e enviar recursos para os problemas mais sentidos no Estado”, avaliou o deputado Inácio Arruda, coordenador do grupo, ao término da reunião da bancada, nessa terça-feira (), na Câmara dos Deputados, que aprovou as emendas de bancada que serão apresentadas ao Orçamento 2005.


Houve consenso em quase todas as 19 emendas a que tem direito a bancada, incluindo recursos para as rodovias federais (BRs); eixo de integração da Barragem do Castanhão ao açude Gavião; e na área de saúde, com verbas para reforma do HGF (Hospital Geral de Fortaleza), estruturação do serviço de urgência e emergência do IJF (Instituto Dr. José Frota) e primeira etapa da construção do Hospital do Coração.


O deputado Inácio Arruda destacou que, embora Fortaleza concentre mais emendas, foram garantidos recursos para a Uece (Universidade Estadual do Ceará), que possui unidades em vários municípios do Estado. E lembrou que “as emendas são importantes porque, embora algumas de pequenos valores, representam os únicos recursos de investimento em setores básicos”.


Outro destaque feito pelo deputado foi da emenda para implantação de miniusinas de biodiesel, que vai permitir um avanço na área de beneficiamento da mamona. Também foram apresentadas emendas que garantam recursos para instalação e modernização de espaço cultural – centro de arte, cultura e formação profissional na periferia de Fortaleza. E também a construção do Centro dos Romeiros, em Juazeiro do Norte e ampliação do Porto do Pecém.


Os municípios serão beneficiados com emendas para projetos de infra-estrutura; implantação de núcleos de esporte recreativo e de lazer; melhorias nas condições de habitabilidade; implantação, aparelhamento e adequação de Unidades de Saúde; saneamento básico; construção e recuperação de infra-estrutura hídrica.


Inácio Arruda destacou o fato de 5% das emendas serem destinadas a custeio, importante para a efetividade das obras.


A bancada cearense é formada por 22 deputados, com direito a apresentação de 19 emendas.