Seplag inicia implantação do projeto de Gestão para Resultados na Secitece


O Governo do Ceará, através da secretaria de Planejamento e Gestão, vem implantando nas secretarias de Estado, o projeto de Gestão para Resultados – GpR. Na manhã desta quarta-feira (27/09), o coordenador de Planejamento da Seplag, Avilton Junior, esteve na sede da Secitece para apresentar ao secretário Inácio Arruda e aos técnicos do sistema Secitece (Nutec, Centec, Funcap, Uece, UVA e URCA) a estrutura de trabalho de implantação do GpR, modelo consubstanciado no conjunto de processos e ações funcionais e temáticas, integradas de forma multissetorial e estratégica.

Acompanhado da Assessora de Planejamento de Gestão por Resultado, Eveline Brandão, e a bolsista de políticas públicas Clarisse de Almeida, Avilton Junior explicou que é preciso estruturar as secretarias de acordo com a demanda do Estado e as prioridades da sociedade cearense. Avilton lembrou também que a Secitece está incluída no Ceará do Conhecimento, e que é necessário analisar os desafios e os projetos que deverão ser elaborados para atingir os resultados. “Será que a estratégia que temos hoje de ciência e tecnologia está alinhada com o que queremos? Perguntou Avilton, acrescentando que o GpR é um projeto construtivo e participativo.

Tais princípios são postos em prática, por meio de quatro dimensões, que constituem o referencial conceitual utilizado para a concepção e operacionalização do modelo da GpR no Ceará: Visão estratégica e escolha de prioridades; Monitoramento e avaliação sistemáticos; Gestão e desenvolvimento de pessoas; e Governança orientada para resultados.

A implantação dos referidos princípios e dimensões impactam na reconfiguração do Ciclo de Gestão Estratégica do Governo do Estado do Ceará, criando, redefinindo e/ou ajustando ações funcionais e temáticas, integradas de forma multissetorial nos macroprocessos de Planejamento, Orçamento, Monitoramento e Avaliação.

A Secretaria do Planejamento e Gestão coordena as atividades referentes a este processo, cujo principal produto é o Acordo de Resultados, instrumento gerencial assinado pelo Governador do Estado, na figura de Acordante, pelo Secretário de Estado, como Acordado, e pelos Secretários do Planejamento e Gestão e da Fazenda, como Intervenientes.

,