15 de julho de 2017

Unifor inaugura Parque Tecnológico

A Universidade de Fortaleza conta agora com um Parque Tecnológico, o TEC Unifor, inaugurado oficialmente na manhã dessa sexta-feira,(14/07), pela reitora Fátima Veras e o prefeito Roberto Cláudio. O TEC Unifor funciona no Campus da instituição, majoritariamente no bloco M, e conta com a participação do Programa de Apoio a Parques Tecnológicos e Criativos da Prefeitura de Fortaleza (ParqFor). A secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior foi representada na ocasião, pela professora Sandra Monteiro, coordenadora do departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, e pela Professora Maria Rose Jane Ribeiro, da Coordenadoria de Ensino Superior. Presente também, o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno.

O equipamento abriga os setores de pesquisa e desenvolvimento das empresas de base tecnológica, laboratórios de pesquisa e uma incubadora. As empresas instaladas no espaço têm a oportunidade de, por meio do desenvolvimento de projetos conjuntos, beneficiar-se da capacidade científica e técnica dos pesquisadores da instituição para a criação de soluções inovadoras a problemas correntes, bem como para criação de inovações que conquistem novos mercados.

Multinacionais e empresas brasileiras reconhecidas no mercado, como Eletra Energy Solution, G4Flex, Ivia, Mob Telecom, Nuteral, Serttel e Softtek, farão parte do equipamento. Empresas do Grupo Edson Queiroz também estão presentes no TEC Unifor. A Nacional Gás Butano, distribuidora de gás de petróleo liquefeito (GLP), mantém parceria com o Núcleo de Tecnologia da Combustão da Unifor, enquanto a empresa de eletrodomésticos Esmaltec é parceira do Laboratório de Refrigeração e Condicionamento de Ar.

O que são parques tecnológicos

Parque tecnológico é uma concentração geográfica de empresas, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. Desta forma, empresas, universidades e investidores compartilham o mesmo ambiente, gerando benefícios para a comunidade e polos de desenvolvimento social e econômico. O número de parques tecnológicos, como o famoso Vale do Silício na Califórnia, cresceu rapidamente no mundo a partir da década de 1990.