Jovens apresentam projetos inovadores em Demoday Corredores Digitais


Uma tarde para explorar um mundo de novas ideias. Assim foi o “Demoday Corredores Digitais”, promovido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) nesta sexta-feira, 17/03, no Hub de Inovação do Nordeste (Hubine/BNB).

O secretário Inácio Arruda abriu o encontro de negócios, destacando o papel do empreendedorismo como síntese do ciclo de educação das crianças e jovens, alvo principal das políticas públicas estaduais. “Para fechar o ciclo é preciso o empreendedorismo, o incentivo às startups, que podemos conceber como a inovação com o espírito empreendedor e valente do povo nordestino. Queremos mostrar para o nosso Estado que vale a pena investir em ciência e tecnologia”.

Em sua terceira edição, o projeto Corredores Digitais é uma dessas iniciativas da Secitece de fomento ao empreendedorismo. A iniciativa já criou 30 novos produtos/serviços, aliando o conhecimento de jovens ao processo de incubação e no desenvolvimento de novos negócios na área de TIC.

Hoje, mais de 250 jovens residentes dos municípios de Beberibe, Fortaleza, Jaguaribe, Maracanaú, Quixadá, São Benedito, Sobral e Tauá participam do projeto. Mas para o secretário Inácio Arruda é preciso ampliar o alcance do Corredores. “Hoje são poucos os municípios que conseguimos alcançar, mas a parceria das empresas e instituições públicas e privadas como BNB, Fiec e Sebrae, que tem feito um investimento social, ao cederem seus profissionais para atuarem como mentores, garantido o êxito do projeto”, comenta.

A coordenadora do projeto, Gabriella Purcaru, disse que esse é o resultado de um árduo trabalho. “Estamos aqui hoje para ver o resultado desses jovens sonhadores e inovadores”.

Demoday


Das 30 startups participantes da edição 2016/2017 do Corredores, 12 foram selecionadas e tiveram a oportunidade de apresentar seu pitch e defender seu negócios para investidores, autoridades, pesquisadores e profissionais da área: Loja Fio, Minha Beleza Web, Hidrômetro Eletrônico, Joberibe, Life Power, Firulla, Teeias, Schools, Sic, 4Today, Sustentup e Simulavest.

Cada startup, teve cinco minutos para apresentação e dois para responder perguntas dos jurados. O júri foi composto por Cilis Benevides, Fabrício Mendes, André Siqueira, Fernando Madureira, Emanuelly Ferreira, Eduardo Tavares, Suely Vasconelos e Robson Bandeira.

Após observar critérios como relevância do problema, grau de inovação, modelo do negócio, qualidade do pitch, a startup SimulaVest foi selecionada como primeiro colocada e ganhou uma viagem a São Paulo, para conhecer o ecossistema de inovação da cidade. Outras quatro – Life Power, Schools, Minha Beleza Web e Sustentup, classificadas terão acesso ao Bizs Park, programa para empreendimentos de negócios da Microsoft.
1º lugar – SimulaVest

2º lugar – Life Power

3º lugar -Schools

4º lugar – Minha Beleza Web

5º lugar – Sustentup


,