Empresa desenvolve Unidade Móvel para produção de biofertilizantes


Uma das vantagens das farmácias de manipulação, é adquirir um medicamento específico para as nossas necessidades. Foi inspirado nessa ideia que a empresa Plusbio Produtos Agrícolas resolveu criar uma linha de fertilizantes customizados e aproveitando os insumos do cliente. A inovação contou com recursos do Tecnova-CE, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e Finep.

A empresa está aplicando a tecnologia de biocompostagem acelerada, para a fabricação de novos produtos, como fertilizantes orgânicos e organominerais, utilizando como matéria-prima os resíduos vegetais gerados pelos empreendimentos agrícolas, como palha de coqueiro, coco, podas de cajueiro, cascas de frutas, palhas etc.

“Os empreendimentos agrícolas geram grandes volumes de resíduos orgânicos vegetais – em muitos casos esses resíduos tornam-se efetivamente passivos ambientais, além de despenderem expressivos recursos financeiros na aquisição de fertilizantes”, explica a coordenadora do projeto, Wládia Ferreira Melo.

Uma das vantagens da utilização da UMPA é que os fertilizantes serão produzidos nos próprios locais onde os mesmos são gerados utilizando a Unidade Móvel de Produção de Adubo – UMPA.

Além disso, os novos biofertilizantes poderão ser customizados, formulados de acordo com necessidades específicas de cada cliente. “O composto poderá ser preparado a partir da recomendação de adubação, após interpretação da análise de solo e folear, com uma economia de cerca de 20% em relação à adubação química convencional”, revela Wládia.

A primeira versão da Unidade Móvel foi desenvolvida pela Plusbio em 2013, melhorada agora com o aporte do Tecnova-CE. A UMPA conta com um novo maquinário, com um layout mais moderno e com ferramentas que otimizam a produção.

Para a execução do projeto, a empresa recebeu aporte financeiro de R$ 323.901,00, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior e a Finep, por meio do Tecnova-CE.

O Tecnova-CE foi criado para apoiar a inovação de empresas de micro e pequeno porte cearenses, por meio da disponibilização de recursos de subvenção econômica da ordem de R$ 20 milhões, oriundos da Finep e Governo do Estado.

O programa financiou 29 empresas cearenses de base tecnológica em setores estratégicos para o Estado: Agronegócio, Eletrometalmecânica e Materiais, Petróleo e Gás, Têxtil e Confecção, Couro e Calçado, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Biotecnologia.

,