Secitece e Citinova discutem proposta de cooperação científica internacional


_mg_3003A parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza com vistas à colaboração científica internacional foi pauta de um encontro nesta terça-feira (2/2), no gabinete do secretário da Secitece, Inácio Arruda. A parceria viabilizaria a vinda de pesquisadores de universidades renomadas para a busca de soluções em torno das questões da capital.

A reunião aconteceu com o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Tarcísio Pequeno, que acompanhado do vice-presidente, Vasco Furtado, mostrou de que modo se daria a colaboração científica. “A ideia é que pesquisadores internacionais, sejam eles professores ou alunos de pós-graduação, achem em Fortaleza as condições necessárias para desenvolver projetos de pesquisa, utilizando nossa cidade como uma espécie de laboratório”, explicou.

De acordo com Vasco Furtado, há diversas vantagens que tornam Fortaleza uma cidade atrativa para pesquisadores de outros países, tais como a disponibilidade de dados já compilados e a localização privilegiada. Os estudos poderiam envolver Inovação Social, Big Data, doenças negligenciadas e outros temas, em uma parceria com instituições como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Universidade de Harvard.

As cooperações internacionais já renderam melhorias para a cidade e até um prêmio para a capital. Um concurso realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) premiou Fortaleza na categoria “Cidade de Big Data”. A iniciativa de destaque foi uma das etapas do Fortaleza Inteligente, projeto da Citinova que usa dados sobre pedestres e veículos para reduzir o tempo de viagem e melhorar o conforto dos usuários do transporte público. A ideia foi resultado de parceria entre Prefeitura de Fortaleza, Universidade de Fortaleza e Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

A viabilidade da cooperação entre Secitece e Citinova seria dada através dos recursos do Fundo de Inovação Tecnológica do Ceará (FIT). O secretário Inácio Arruda informou que a proposta deverá ser discutida. “Vamos colocar na pauta da próxima reunião do Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica (Cogefit)”, reiterou.

 

Fonte: Secitece

,