Acordo de cooperação formaliza cessão de uso do CTTC ao IFCE


_MG_5258 (1)A cessão de uso do novo Centro de Treinamento Técnico de Ceará (CTTC) para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) foi oficializada na manhã desta quarta-feira (18/11), por meio de acordo de cooperação assinado pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e pelo reitor do IFCE, Virgílio Araripe.

Idealizado para promover capacitação profissional de excelência em áreas estratégicas do Estado, o CTTC deverá tornar-se um dos principais instrumentos na formação dos trabalhadores cearenses. Com a assinatura do termo de cooperação, o IFCE dará início ao projeto de implantação de um campus avançado no local, que irá atender a região em torno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) a partir de um plano de trabalho acordado entre Instituto e Governo do Estado.

Para o secretário Inácio Arruda, o acordo é estratégico para o Estado, no sentido de criar mais possibilidades para a atração de novos empreendimentos e o fortalecimento dos já existentes, por meio da oferta de mão de obra de qualidade para a região. “Ofereceremos algo muito importante, que é o conteúdo humano para estas empresas. Áreas como as de Petróleo e Gás poderão aproveitar os resultados desta formação qualificada a ser realizada pelo IFCE no novo empreendimento”, destacou Inácio.

O reitor Virgílio Araripe enfatizou o orgulho e a responsabilidade da instituição em gerir o equipamento. “O CTTC está instalado no novo ‘coração’ econômico do Ceará. Encontra-se próximos a diversos empreendimentos. Lá, iremos nos preocupar não só em oferecer o conhecimento técnico, mas a formação integral do trabalhador, de modo que ele se destaque nos postos que ocupar. Empresas e demais indústrias poderão encontrar a segurança necessária ao se instalarem aqui, por saber que existe uma formação de qualidade dos nossos cearenses”.

O secretário executivo da Secitece, Gilvan Paiva, ressaltou a relevância da assinatura e o ganho do Estado com este acordo. “O IFCE terá todas as possibilidades de transformar o CTTC em um modelo de sucesso para todo o Brasil”, frisou.

O CTTC está localizado no entroncamento das rodovias CE 085 (Estruturante) e CE 422, no município de Caucaia. Conta com uma área total de 9,1 mil m², contemplando as áreas administrativas e de ensino, cozinha semi-industrial, três laboratórios e um auditório com capacidade para 275 pessoas. Serão ofertados no novo centro cursos nas áreas de Metalmecânica, Alimentos, Logística e Transporte, Construção Civil e Petroquímica, dentre outras.

Participaram da solenidade de assinatura do acordo de cooperação os pró-reitores de Ensino e de Administração do IFCE, Reuber Saraiva e Tassio Lofti,; a assessora pedagógica do IFCE para Implantação de Novos Campi, Mirian Brasil; o assessor do IFCE para Implantação do Campus Pecém, Orlando Medeiros; e a coordenadora de Modernização e Inclusão Digital da Secitece, Marta Menezes.

 

Fonte: Secitece

,