Incubadora do Corredores Digitais é inaugurada em Fortaleza


_MG_2688A incubadora do Corredores Digitais – Pólo Fortaleza irá funcionar na recém inaugurada Casa da Cultura Digital. O equipamento, instalado em um antigo casarão restaurado na Praia de Iracema, vizinho ao Largo do Mincharia, foi projetado para oferecer um ambiente dinâmico e interativo voltado para a difusão, a formação e a criação dentro do universo da cultura digital.

Durante a solenidade de inauguração da Casa da Cultura Digital, na última sexta-feira (10/04), o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), Inácio Arruda, o presidente da Citinova, Tarcísio Pequeno e o prefeito Roberto Cláudio, assinaram convênio de cooperação visando o funcionamento da incubadora.

Em Fortaleza, 20 jovens empreendedores entre 18 e 26 anos são beneficiados pelo Corredores Digitais através da capacitação em gestão empresarial e apoio à criação e consolidação de empresas inovadoras, via mecanismo de incubadoras.

Na incubadora de Fortaleza, estão sendo desenvolvidos nove projetos de soluções de software em Tecnologia da Informação e aplicativos móveis em áreas como socioambiental, construção civil e serviços. Um dos projetos é o A2Labs, desenvolvido por Ana Paula Lourenço dos Santos, que consiste em uma caneleira para deficientes visuais, que informa a presença de obstáculos a até 3 metros de distancia.

Em sua segunda versão, o projeto Corredores Digitais já beneficia diretamente 120 jovens nos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Tauá, Jaguaribe e Aracati. Além da capacitação e do apoio à incubação, os jovens recebem uma bolsa no valor de R$ 300,00, até janeiro de 2016, tempo para amadurecer a ideia e lançar o produto no mercado.

Casa da Cultura Digital

_MG_2598Atender até três mil pessoas por ano, contemplando atividades de lazer, educação e, sobretudo, de produção científica. Essa é a meta da Casa da Cultura Digital, que foi inaugurada nesta sexta-feira (10/04) pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Para Roberto Cláudio, a Casa Digital é um instrumento importante para a cidade, porque “remete à memória mais antiga da cidade”, com a Praia de Iracema, e se projeta para o futuro, com a inserção da juventude em projetos que aliam o mundo digital a projetos científicos de entretenimento.

O Prefeito de Fortaleza lembrou que o imóvel foi colocado como um desafio para a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), no sentido de oferecer mais um espaço para a revitalização da Praia de Iracema e uma proposta criativa foi a instalação do espaço, que estará aberto para todas as pessoas, moradores e visitantes de Fortaleza. Ele anunciou a ideia da experiência também se estender para outros bairros da Capital.

Funcionando em fase experimental há aproximadamente um mês, a casa já recebe grupos que atuam direta ou indiretamente na cultura digital. Um dos objetivos da interação com esses grupos é permitir a aproximação da comunidade com elementos desse universo, apoiar pessoas interessadas em capacitação e dar suporte a iniciativas empreendedoras e inovadoras. “A Casa é um espaço pelo qual a Prefeitura de Fortaleza pretende prover os meios para a democratização da cultura digital na cidade. Para isso, ela torna acessíveis laboratórios nos quais grupos de criação coletiva podem trabalhar e desenvolver seus projetos”, afirma Tarcísio Pequeno, presidente da Citinova.

Além de um espaço livre para experiências com jogos eletrônicos, a Casa da Cultura Digital abriga o Hacker Space, ambiente no qual jovens pesquisadores desenvolvem projetos usando componentes eletrônicos, e uma incubadora de empresas de tecnologia, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), do Governo do Estado.

 

,