BID e Secitece discutem cooperação técnica na área de energias renováveis


dsc_0087Consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estiveram em Fortaleza nesta segunda (16/3) para discutir projetos de cooperação técnica com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece). As iniciativas envolvem a qualificação dos gastos públicos e a convivência com as mudanças climáticas.
Durante a reunião, na sede da Secitece, o secretário Inácio Arruda elencou algumas oportunidades nas áreas de energias renováveis – vocações naturais do Ceará. “Somos pioneiros em energia eólica e podemos desenvolver ainda mais nosso potencial na energia solar”, explicou, citando o exemplo da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que reduziu gastos com energia elétrica a partir do uso da energia solar em uma de suas unidades.

A ideia é de que no Estado a cooperação com o BID seja realizada através da ampliação da iniciativa já utilizada pela Uece. De acordo com o secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho, as outras universidades estaduais podem ceder suas superfícies para a produção de energia e redução de custos com energia elétrica. “Além de serem áreas físicas destinadas ao conhecimento, as instituições deverão ser áreas em termos de ‘superfície’ para captação da energia solar”, explicou.
De acordo com o consultor do BID Thiago Mendes, as mudanças climáticas e a Ciência devem ser levadas em consideração quando fala-se em desenvolvimento. “Políticas públicas podem ser feitas sem Ciência. Porém, com a inclusão da Ciência, têm mais probabilidade de dar certo”, reforçou o consultor. No Ceará, a iniciativa vai envolver, além da Secitece, as secretarias do Planejamento e da Fazenda.
Participaram ainda da reunião o secretário executivo da Secitece, Gilvan Paiva, a consultora do BID Andreza Leodido e o consultor da empresa Quanta Consultoria, José de Ribamar Sousa. Atualmente, o BID desenvolve projetos em 17 estados brasileiros.
Fonte: Secitece
,