Encerramento do Festival de Teatro de Fortaleza é destaque na programação do fim de semana


Além do encerramento do Festival, agenda conta com oficina de pipas, música e mais no fim de semana

Sábado, a partir das 20 horas, o Theatro José de Alencar será palco do encerramento do X FTF, apresentando “Triptico Samuel Beckett”
Sábado, a partir das 20 horas, o Theatro José de Alencar será palco do encerramento do X FTF, apresentando “Triptico Samuel Beckett”

O X Festival de Teatro de Fortaleza, que acontece desde o dia 10 de novembro em diversos espaços da cidade, chega em sua reta final neste fim de semana. A Mostra de Espetáculos segue com “Orlando”, do Grupo Expressões Humanas, que se apresenta sexta-feira (28), às 19 horas, no Teatro Carlos Câmara, além de “Máquina Fatzer – Diga que você está de acordo”, do Teatro Máquina, que fará duas apresentações: sexta no Cuca Barra, às 19 horas e sábado (29), às 18 horas, no Teatro Carlos Câmara.

Sábado, a partir das 20 horas, o Theatro José de Alencar será palco do encerramento do X FTF, apresentando “Triptico Samuel Beckett”, da Cia. Club Noir, de São Paulo. “Tríptico…” sintetiza a obra de um dos maiores escritores do século XX, o irlandês Samuel Beckett, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. Trata-se de uma livre adaptação da trilogia final de Beckett, composta pelas obras Para o Pior Avante, Companhia e Mal Visto Mal Dito. No elenco, a atriz Nathalia Timberg, um dos mais importantes nomes do teatro e da dramaturgia nacional. A festa de encerramento acontece a partir das 21h30min no Estoril, com a banda Descendentes da Índia Piaba.

Ainda no Estoril, a exposição Teatro e Memória: Trajetórias de um Festival segue em cartaz até sábado, das 10 às 22 horas, com visitação gratuita. A mostra reúne fotos de Carol Versas, Diego Souza e Sol Coêlho, bem como textos e objetos que marcaram a trajetória do Festival ao longo das duas décadas de realização. O público também poderá conferir vídeos com depoimentos de personalidades como Herê Aquino, Fran Teixeira, Haroldo Serra, Ricardo Guilherme, Raimundo Moreira, Graça Freitas, Dora Freitas e Yuri Yamamoto.

Para aqueles que curtem cinema e teatro a dica é conferir a mostra “Uma Peça que se Tornou Filme”, parte do projeto Cine 24 Quadros, que acontece na Vila das Artes. Nesta sexta-feira (28), às 18 horas, será exibido o filme “Conduzindo Miss Daisy” (1962).

O X Festival de Teatro de Fortaleza é promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor, com produção da Cia. Prisma de Artes e co-produção do grupo Pavilhão da Magnólia. Acesse a programação completa: www.festivalteatrofortaleza.com.br

X Festival de Teatro de Fortaleza
Mostra de Espetáculos
Quando: 
Sexta-feira (28), às 19h
Atração: “Orlando” – Grupo Expressões Humanas
Onde: Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454 – Centro)

Quando: Sexta-feira (28), às 19h
Atração: “Máquina Fatzer – Diga que você está de acordo” – Teatro Máquina
Onde: Cuca Barra

Quando: Sábado (29), às 18h
Atração: “Máquina Fatzer – Diga que você está de acordo” – Teatro Máquina
Onde: Cuca Barra

Encerramento
Quando: 
Sábado (29), às 20h
Atração: “Triptico Samuel Beckett” – Cia. Club Noir (SP)
Onde: Theatro José de Alencar

Exposição Teatro & Memória: Trajetórias de um Festival
Visitação: 
Até 29 de Novembro de 2014, de Terça a Domingo das 10h às 22h
Onde: Estoril (Rua dos Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)

Cine 24 Quadros
Quando: Sexta-feira (28), às 18h
Filme: “Conduzindo Miss Daisy”
Onde: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 – Centro)

Muita música no Estoril com Reencontro, Casa do Blues e encerramento do FTF

O público poderá conferir um repertório musical diversificado no Estoril. Na sexta-feira (28), a partir das 21h30min, acontece a 6ª edição do Reencontro, projeto criado pelo produtor e apresentador Eduardo Praciano que revive momentos célebres de personalidades que frequentavam o Estoril a partir da década de 70. Neste dia, será a vez de Rodger Rogério se apresentar ao lado dos músicos Mimi Rocha e Herlon Robson. O show terá participações de Lúcio Ricardo, Luiza Nobel, Ciribah Soares, Costa Senna, Pianista Amaury de Paula Pessoa, Chico Pio, Cumpade Barbosa, Roberto Viana, Liliany Sá, Julia Fiore, Rondald Carvalho, Jéssica Giambarba e Arice Moraes.

No sábado (29), o som começa cedo, a partir das 18 horas, com as atrações da Casa do Blues, que nesta edição recebe Gang da Cidade, Allyson dos Anjos e Felipe Cazaux. Já festa de encerramento do X FTF, que começa logo na sequência, será comandada pela banda Descendentes da Índia Piaba, que faz um carimbó punk.

E não acaba por aí: no domingo (30), o pôr do sol terá o som do Grupo Associação Zumbi Capoeira, a partir das 17 horas, que apresenta roda de capoeira com o Mestre Lula.

VI Reencontro
Quando: Sexta-feira (28), às 21h30
Atração: Rodger Rogério com participação de Mimi Rocha, Herlon Robson, Lúcio Ricardo, Luiza Nobel, Ciribah Soares, Costa Senna, Pianista Amaury de Paula Pessoa, Chico Pio, Cumpade Barbosa, Roberto Viana, Liliany Sá, Julia Fiore, Rondald Carvalho, Jéssica Giambarba e Arice Moraes.

Casa do Blues
Quando: Sábado (29), a partir das 18h30
Atrações: Gang da Cidade, Allyson dos Anjos e Felipe Cazaux

Encerramento do X Festival de Teatro de Fortaleza
Quando: Sábado (29), após a Casa do Blues
Atração: Descendentes da Índia Piaba

Roda de Capoeira com Mestre Lula
Quando: Domingo (30), às 17h
Atração: Grupo Associação Zumbi Capoeira

O artista cearense Geraldo Borges trabalha desenhado histórias em quadrinhos há mais de 15 anos. Durante essa trajetória, conseguiu se inserir no mercado americano, onde atualmente trabalha para a editora DC Comics (detentora dos direitos de personagens como Superman e Batman). Além disso, tem um estúdio de quadrinhos em Natal (RN), onde ministra aulas para alunos interessados em aprender a arte de narrar historias através dos quadrinhos. Para agraciar os admiradores e fãs de seus trabalhos, Geraldo fará o lançamento de seu segundo artbook, que contém diversas reproduções de artes que fez de personagens como Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Batman e muitos outros. O lançamento, que acontece no sábado (29), a partir das 13h30min, contará ainda com uma pequena palestra do autor, além de seção de autógrafos.

Lançamento do Artbook 2, do quadrinista Geraldo Borges
Quando: Sábado (29), a partir das 13h30

Oficina e revoada de Pipas no Estoril e Piquenique no Passeio para a criançada

O domingo (30) será de muitas brincadeiras ao ar livre para a meninada! A programação começa logo pela manhã, às 9h30min, nas alamedas do Passeio Público com o Piquenique, que nesta edição recebe o Grupo Anima Teatro de Bonecos, que apresenta “Mãe D’água”. O espetáculo conta a história de um menino curioso que gostava de brincar no rio. Numa noite ele vai, porém aquela não é uma noite comum. É noite da mãe d’água subir a superfície. A peça é inspirada em contos, causos e lendas do imaginário popular tradicional,

A novidade acontece no período da tarde, a partir das 14 horas, no Estoril, com a Oficina de pipas seguida da revoada, que acontece no belo cenário do calçadão da Praia de Iracema e que promete colorir o céu. A atividade será realizada pelo oficineiro Dudu Riso e todo o material será gratuito.

Piquenique
Quando: Domingo (30), às 9h30
Atração: “Mãe D’água” – Grupo Anima Teatro de Bonecos
Onde: Passeio Público

Oficina e revoada de pipas
Oficineiro: Dudu Riso
Quando: Domingo (30), às 14h às 17h
Onde: Estoril

V Memórias de Baobá até sábado no Passeio Público

Até sábado (29), o Passeio público recebe oficinas, mesas redondas, shows e muito mais na programação do V Memórias de Baobá, realizado pelo Núcleo de Africanidades Cearenses (Nace), da Faculdade de Educação da UFC, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza. Nesta edição, o tema será “Memórias das africanidades: na roda, na ginga e na escola, a resistência se reelabora”. As atividades são voltadas para a formação de professores, estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação e demais setores envolvidos no ensino das africanidades nas escolas.

O V Memórias de Baobá se concentrará em torno do baobá centenário que fica na Praça do Mártires (Passeio Público) em Fortaleza, sempre a partir das 8 horas, seguindo até o final do dia. Atividades que serão ministradas por 32 convidados, entre brincantes, mestrandos, mestres e doutores de diversas Universidades Estaduais e Federais do País.

Entre os temas que serão debatidos e trabalhados nas oficinas e minicursos estão: “Culinária Afro”, “Negritude e Letramento”, “Pretagogia: Currículo, Africanidades e Produção Didática”, “Ensino Superior, Afrodescendência e Formação de Professores”, “Produção literária: Mulheres negras e poesia”, “Cantigas de capoeira na escola”, Patrimônio Cultural: Diálogos entre o Amapá e o Ceará”e muito mais. Para mais informações e programação completa, acessar www.memorias-de-baoba.webnode.com

V Memórias de Baobá
Quando: De 26 a 29 de novembro de 2014, a partir das 8 horas
Programação completa: http://memorias-de-baoba.webnode.com

Baile e Forró no Mercado dos Pinhões

Uma vez ao mês, o Chorinho dá lugar ao iê iê iê e clássicos da Jovem Guarda invadem o Mercado dos Pinhões. Neste sexta-feira (28), a partir das 20 horas, a música fica por conta da Orquestra Classe A.

Já no domingo (30), sempre a partir das 18 horas, o pé de serra está garantido com o Forró no Mercado. Nesta edição, Rose Sales vai colocar os casais e o público todo para dançar.

Baile no Mercado
Quando: Sexta-feira (28), das 20h às 23h
Atração: Orquestra Classe A

Forró no Mercado
Quando: Domingo (30), a partir das 18h
Atração: Rose Sales

 

Fonte: Prefeitura de Fortaleza