O Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, consagrado como um dos maiores eventos da sétima arte no Brasil, chega à sua 20º edição levando ao público cearense uma parcela significativa da produção de cinema e vídeo ibero-americanos. O evento desse ano, que será realizado em Fortaleza entre os dias 24 de junho e 1 de julho, selecionou das 109 produções inscritas, apenas oito para disputar a Mostra Competitiva de Longa-Metragem.
A lista de longas-metragens selecionados inclui três produções brasileiras as quais duas são totalmente inéditas. El último Comandante, de Vicente Ferraz e Isabel Martinez, é um longa de ficção produzido em parceira com a Costa Rica. Outro filme inédito é o documentário Memória Cubana, de Alice de Andrade e Iván Nápoles.
Estrada para Ythaca, dirigido por Luiz Pretti, Ricardo Pretti, Guto Parente e Pedro Diógenes, diretores cearenses iniciantes, é o outro longa brasileiro que venceu a 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes realizada em janeiro deste ano. Outros cinco longas de ficção da Argentina, Costa Rica, Espanha, México e Cuba também estão entre os selecionados.
Os selecionados concorrem nas categorias de: Direção; Fotografia; Edição; Roteiro; Trilha Sonora Original; Som; Direção de Arte; Ator e Atriz. O vencedor receberá o Troféu Mucuripe e um prêmio no valor de US$ 10 mil (dez mil dólares).
Longas-Metragens selecionados:
El último comandante
Ficção. 35mm. 94´. Cor. Brasil/Costa Rica. 2010
Direção Vicente Ferraz e Isabel Martínez
Memória Cubana
Documentário. Beta Digital. 71 Min. Brasil/Cuba/França. 2010
Direção: Alice de Andrade e Iván Nápoles
Estrada para Ythaca
Ficção. HDV. 70´. Cor. Brasil. 2010
Direção Luiz Pretti, Ricardo Pretti, Guto Parente e Pedro Diógenes
O último verão de la Boyita / El último verano de La Boyita
Ficção. 35 mm. 86 Min. Cor. Argentina/França/Espanha. 2009
Direção: Julia Solomonoff
Do amor e outros demônios/ Del amor y otros demonios
Ficção. 35mm. 97 Min. Cor. Costa Rica/ Colômbia. 2009
Direção: Hilda Hidalgo
A mulher sem piano/ La mujer sin piano
Ficção. 35mm. 95 Min. Cor. Espanha/França. 2009
Direção: Javier Rebollo
Alamar/ Alamar
Ficção. HD/ 35mm. 73´. Cor. México. 2009
Pedro González Rubio
Lisanka/ Lisanka
Ficção. 35mm. 113 Min. Cor. Cuba/Venezuela/Rússia. 2009
Direção: Daniel Diaz Torres
Para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens a organização do festival recebeu 398 inscrições e foram selecionadas 16 produções brasileiras as quais sete são de São Paulo, cinco do Ceará, duas de Pernambuco, uma do Rio de Janeiro e outra do Rio Grande do Sul. Os filmes selecionados concorrem nas seguintes categorias de: Melhor Curta; Direção; Fotografia; Edição; Roteiro; Som; Direção de Arte; Ator; e Atriz.
Curtas-Metragens selecionados:
Divino De repente – Fábio Yamaji – SP – ANI
Lugar Comum – Jonas Brandão – SP – ANI
Avós – Michael Wahrmann – SP – FIC
O Som do Tempo – Petrus Cariri – CE – FIC
Cidade Desterro – Gláucia Soares – CE – DOC
Supermemória – Danilo Carvalho – CE – DOC
Vento – Márcio Salem – SP – FIC
Fractais Sertanejos – Heraldo Cavalcanti – CE – DOC
Azul – Eric Laurence – PE – FIC
Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos de Camilo Cavalcante – PE – DOC
Ensaios de cinema – Allan Ribeiro – RJ – FIC
Jardim do Beleléu – Ari Cândido – SP – FIC
OUIJA – Marcelo Galvão – SP – FIC
Dona Militana – Hermes Leal – SP – DOC
A Amiga Americana – Ivo Lopes – CE – FIC
Os Amigos Bizarros do Ricardinho – Augusto Canani – RS – FIC
Outro curta-metragem que não estará competindo, mas que merece destaque é o Los Minutos, Las Horas, da cearense Janaina Marques Ribeiro, que terá uma exibição Hors Concours no cine São Luis com data a ser definida. O curta é resultado da tese de fim de curso da escola de cinema de Cuba e esteve na seleção oficial do Cinefondation do Festival de Cannes.
No site www.cineceara2010.com.br você pode obter mais informações sobre cada produção além de baixar fotos.
Mostras
Como nas edições anteriores, o Cine Ceará vai agregar às Mostras Competitivas uma programação de seminários, oficinas e mostras especiais, sempre voltadas para a produção do cinema ibero-americano, além de homenagear grandes ícones no cinema nacional e do exterior.
“MEMÓRIAS DO MURO”
Uma das fronteiras mais midiáticas da história, o Muro de Berlim, foi sem dúvidas o símbolo mais visível da Guerra Fria e da divisão do mundo em dois blocos. Sua queda em 1989 representaria o fracasso de uma ideologia e a desaparição de um mundo.
A mostra Memórias do Muro reúne um grupo de filmes documentários e de ficção que abordam a temática desde diversas perspectivas, enfocando sobre tudo aspetos da realidade cotidiana e refletindo os conflitos humanos numa cidade e num mundo dividido. Entre os filmes se encontram documentos históricos das cinematografias da Alemanhã oriental e ocidental, assim como produções recentes a maioria inéditas no Brasil.
“DIÁSPORAS: AS FRONTEIRAS DA IDENTIDADE”
A humanidade viveu desde sempre enormes movimentos. De um continente ao outro, as diásporas tem se sucedido para criar um mundo cada vez mais multicultural. Desde seus primórdios, o cinema tem retratado esses movimentos, documentando-os e recriando-os, em todas as línguas e humores.
Desde o curta “The immigrant”, feito por Charles Chaplin em 1917, possivelmente o primeiro filme sobre o tema, a figura do imigrante, o forasteiro, o refugiado, entrou no enorme repertório de personagens cinematográficos. Um resumo, talvez o mais dramático, do homem dos nossos séculos mais próximos: o sobrevivente que reconstrói sua vida longe do país natal.
Os documentários que compõem esta mostra transitam por alguns desses temas. A odisséia dos cubanos, jogando-se ao mar, em busca de sonhos, ou a reencontrar seres amados. A luta obstinada das trabalhadoras de Los Angeles, pelos seus direitos mais básicos. A imensa perda cultural e humana na Argentina da Ditadura, devido ao exílio forçoso de seus intelectuais e cientistas. O resumo cósmico da infinita São Paulo, cidade de imigrantes por excelência. A desaparição de algumas fronteiras e a crescente hostilidade de outras. Um mundo onde a identidade cultural a cada passo se questiona, enriquece e reconsidera. Um mundo cada vez mais necessitado de paz, tolerância e aceitação de diferenças. Em suma, um mundo novo.
Homenagens
O Cine Ceará tem a tradição de homenagear grandes nomes do cenário cultural do Brasil e do exterior com a entrega do Troféu Eusélio Oliveira. Em 2010, os homenageados serão José Wilker, Patrícia Pillar, Ruy Guerra, um dos mais respeitados cineastas do Brasil, e o peruano Francisco J. Lombardi, premiado diretor conhecido internacionalmente.
O XX Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e Desporto, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A Realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
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