Vendas de eletros


A retomada do crédito e a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) fizeram com que as vendas de carros e eletrodomésticos apresentassem melhora no mês de junho. De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quinta-feira () pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o comércio de veículos e motos, partes e peças teve alta de 11,1% nas vendas, em relação a maio, enquanto o de Móveis e eletrodomésticos apresentou crescimento de 3,3%.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o primeiro segmento teve alta de 20,8%, enquanto o segundo registrou queda de 1%. Para o sócio sênior e diretor da GS&MD – Gouvêa Souza, Luiz Góes, neste último caso, apesar da queda, o resultado foi melhor do que o recuo de 6,1% em maio e de 9,9% em abril.

"O setor vem em uma recuperação acentuada, por conta da conjugação de fatores como a isenção de IPI para itens de linha branca, melhoria nas condições de crédito disponível, com ampliação de prazo de pagamentos e redução de taxas, além da elevação da confiança dos consumidores", explica.

A exceção

Por outro lado, embora também conte com o IPI reduzido, o setor de material de construção não apresentou os mesmos resultados positivos, com queda de 1,9% nas vendas, na comparação com maio, e de 7,8%, na comparação com junho de 2008.

"A redução do IPI para alguns produtos trouxe efeito para o setor, que possui uma inércia grande, baseia-se em compras mais racionais e, por isso, demora mais tempo para se recuperar. A alta da confiança do consumidor pode ajudar a reverter esse quadro nos próximos meses", diz Góes.

Influência do crédito

Considerando a retomada do crédito, além de carros e eletrodomésticos, também foi beneficiado o segmento de Artigos Farmacêuticos, Médicos, Ortopédicos e de Perfumaria, com evolução de 12,6% em junho e 11,8% no ano.

Também entra nesse grupo o comércio de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria, com alta de 4,5% em junho e de 8,6% no ano, além de Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico, com avanço de 11,5% no mês e 9,5% no ano.

Resultados positivos

No total, as vendas no varejo brasileiro tiveram alta de 5,6% em relação a junho de 2008, sendo que o destaque ficou com Hiper, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo, com alta de 8,2%. "O setor vem crescendo consistentemente desde o ano passado, por conta do aumento da massa salarial da população e pela desaceleração da inflação dos alimentos, o que impacta positivamente a confiança do consumidor, em trajetória crescente".

No acumulado do ano, o setor cresceu 6,8%, também acima do acumulado do varejo total (4%). A expectativa para o segundo semestre é de que o segmento continue no mesmo ritmo de crescimento.

Góes também destaca o desempenho do segmento de Equipamentos e Materiais para Escritório, Informática e Comunicação, que inclui celulares e computadores, que teve expansão de 22,3% no mês e de 16,7% no acumulado do ano.

A atividade de Vestuário e Calçados, por sua vez, teve queda de 1% na comparação entre junho deste ano e do ano passado, sendo que em maio e abril os declínios haviam sido de 10,7% e 9,6%, respectivamente. "O clima, com a chegada do frio, teve uma forte influência e trará bons números também em julho", ressalta Góes.